Voo cancelado ou atrasado: saiba o que fazer

Você sabia que, segundo a ANAC, cerca de 11,57% dos voos são cancelados no Brasil por ano? E nessa, o viajante acaba perdendo uma diária em um hotel, teve que esperar longas horas no aeroporto, tendo que se alimentar, se preocupar e ficar sem uma resposta. Vem ver nesse post o que você, consumidor, pode fazer se tiver o voo cancelado ou atrasado.

VOO CANCELADO OU ATRASADO – O QUE EU FAÇO?

Uma das maiores dúvidas em relação à companhias aéreas é o que fazer se seu voo for cancelado ou atrasado, e é aí que a Resolvvi entra – eles são um serviço de ajuda ao passageiro a ser indenizado quando seus voos não saem como planejado de uma forma super fácil!

Clicando no link você envia as informações necessárias para saber se você tem direito a uma indenização – em alguns minutos você dá entrada e após isso, a Resolvvi toma conta de tudo por você! E sabe qual é a boa notícia? Eles possuem sucesso em 98% dos casos – e você só paga pelo serviço caso eles consigam a indenização. Nós aqui do blog super recomendamos!

PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS

voo cancelado ou atrasado

Quando você receber a notícia de que seu voo está cancelado ou atrasado e ainda estiver no aeroporto, procure imediatamente o balcão da cia. aérea para maiores informações. Às vezes acontece de a companhia estar ciente antecipadamente do problema e disponibilizar hospedagem ou alimentação para os passageiros, dependendo do caso.

A dica aqui é, se o balcão estiver muito lotado, com pessoas desesperadas, tente também o call center da cia. Os direitos do passageiro casa haja cancelamento ou atraso de voo, que devem ficar a cargo das empresas de aviação, são:

  • A cia. deve atualizar o passageiro a cada 30 minutos quanto à previsão de partida do voo atrasado;
  • Oferecer reembolso integral, reacomodação e execução do serviço via uma segunda opção de transporte, sendo essa escolha do passageiro, quando o voo estiver atrasado por mais de 4 horas, ou seja cancelado ou overbooking – que é quando existem mais passageiros do que o avião pode suportar;
  • Oferecer assistência material de forma gratuita, de acordo com o tempo de espera.

MAS O QUE É ASSISTÊNCIA MATERIAL?

Nada mais é que uma compensação obrigatória a ser oferecida aos clientes em casos de interrupção, atraso, cancelamento de voo e overbooking. Em todas elas, o passageiro já se encontra no aeroporto, e assim, de acordo com o tempo de espera, deve ser resguardado da seguinte forma:

  • A partir de 1h de atraso: comunicação (a companhia deve fornecer meios de comunicação ao passageiro, seja por meio de telefone, internet, etc);
  • A partir de 2h de atraso: alimentação de acordo com o horário (emitido em forma de voucher para almoço, jantar, lanche, etc).
  • 4h ou mais de atraso: acomodação (este, somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte ida e volta.

Através desse link você pode acessar a Resolução nº 141 da ANAC -é de suma importância que você esteja ciente da sua existência, bem como mencioná-lo em suas solicitações com a cia. aérea.

PEDINDO SUA INDENIZAÇÃO

voo cancelado ou atrasado

Caso você tenha sido prejudicado por um voo cancelado ou atrasado, e queira recorrer na justiça, existem alguns passos a serem seguidos. Nós e a Resolvvi te ajudamos a organizar tudinho:

  1. Salve todo e qualquer tipo de documento e comprovação do voo que foi modificado, bem como do voo que foi oferecido pela cia. aérea;
  2. Se informe no balcão da cia. aérea ou via telefone e principalmente, guarde o nome e e hora do atendimento prestado;
  3. Faça um registro em fotografias do problema ocorrido, como de algum aviso que seja colocado pela cia., painéis de voo, etc.;
  4. Faça um registro minucioso de tudo o que ocorreu no seu atraso/cancelamento, como horários, nomes, tempo de aviso que foi dado pela cia, etc.;

Com todos esses dados, é aí que a Resolvvi entra em jogo. Acesse o site deles e em poucos minutos cadastre sua reclamação – temos certeza de que estará em boas mãos 🙂

PLATAFORMA DA RESOLVVI

Pra mostrar como é simples e rápido de entrar com seu pedido, veja abaixo o passo-a-passo na plataforma da Resolvvi.

voo cancelado ou atrasado

A verificação contempla tanto problemas com voo (como atrasos,
cancelamentos e overbooking) como casos de extravio de bagagem.

voo cancelado ou atrasado

A plataforma analisa se seu problema é elegível, e se ele for, o usuário pode seguir e reivindicar a sua indenização em poucos minutos.

Preencha seu cadastro detalhado – com as informações coletadas como falamos mais acima do post – e envie o formulário.

Após preencher seu cadastro, assinar os documentos, seu pedido será computado e a Resolvvi estará empenhada para te ajudar nessa tarefa!

É super importante lembrar que no Brasil, seja qual for o motivo do cancelamento ou atraso, a responsabilidade sempre será da companhia aérea. Mesmo em casos de intempéries climáticas, a empresa deve ser solidária e fornecer acomodação, entre outros, ao viajante! Então não deixe isso passar, caso aconteça com você, reivindique seus direitos!

E você, já teve algum problema de voo cancelado ou atrasado? Compartilhe sua experiência aqui com a gente nos comentários, quem sabe não ajuda um viajante em apuros? 🙂

 

AJUDE A MANTER O BLOG 🙂

Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? o/

 Hospedagem: R$50 de crédito no Booking.com e R$130 de crédito no AirBnB
Seguro Viagem: 5% de desconto no Seguros Promo, Mondial Seguros e Real Seguro
 Aluguel de carro sem IOF: RentCars
 Chip internacional 4G ilimitado: EasySim4u
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Passeios e ingressos: Get Your Guide

About

Sou carioca, tenho 32 anos e junto com meu marido Leandro já visitei 24 países e mais de 120 cidades. Trabalho com produção de eventos e tenho verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *