Se tem um país que eu sonhava desde criança em visitar, esse país é a Itália. Talvez porque eu tenha sido influenciada por muitos livros e filmes, mas os campos de girassóis da Toscana, o Coliseu e as construções de pedra contrastando com o sol sempre fizeram parte do meu imaginário. Nesse post eu vou contar pra você como foi nosso roteiro pela Itália, quando estivemos lá em 2017.
ROMA
DIA 1 • CHEGANDO NA CIDADE
No primeiro dia, se deixe levar a esmo pelo centro histórico, pra fazer o reconhecimento e até se dar conta de que sim, você está na Itália! ♥
A ideia aqui é que você sinta o que nós sentimos – quando estiver caminhando, com calma, degustando um gelato, vai dar de cara com o Coliseu, ou então a Fontana di Trevi.
DIA 2 • PASSEANDO PELAS PIAZZAS
Tire esse dia para passear pelas piazzas de Roma, experimentando muitos gelatos e comendo uma boa massa, acompanhada de um bom vinho.
Como sugestão, temos a Piazza Navona – que guarda a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), esculpida por Gian Lorenzo Bernini, entre 1648 e 1651; visite também a Piazza di Spagna, onde tem os famosos degraus, perfeitos para admirar o pôr do sol.
A Piazza Mattei fica localizada no bairro judeu Ghetto e é famosa pela Fontana delle Tartarughe, criada pelo arquiteto Giacomo della Porta no século XVI.
DIA 3 • CONHECENDO O COLISEU
Esse é o dia mais esperado, certo?
Aproveite o Roma Pass e chegue cedo pra furar a fila e aproveitar alguns minutinhos sozinho (ou com menos turistas) lá dentro. Após o Coliseu, passeie pelo Fórum Romana e o Palatino – esse dia será recheado de história, ruínas e com certeza você voltará para o hotel exausto e feliz!
DIA 4 • VISITANDO O VATICANO
No quarto dia em Roma, aproveite para passar o dia em outro país – você sabia que o Vaticano é o menor país do mundo?
Por ali, você pode visitar a Piazza de San Pietro e admirar a Basílica de São Pedro em toda sua magnitude. Aproveite para conhecer a Basílica e se apaixonar pela escultura da Pietà, feita por Michelangelo. Não deixe de subir na cúpula da basílica para ter essa vista INCRÍVEL da foto acima!
Veja nosso artigo completo com o que fazer em Roma!

Quer ficar conectado o tempo todo durante a sua viagem? Aproveita que leitor do Mapa tem 15% DE DESCONTO no ViajeConectado.com e garanta já seu chip 4G! Existem planos para a América Latina, Europa, EUA, e vários outros países, tanto de voz quanto de dados. |
FLORENÇA
DIA 5 • CHEGANDO
Após aproveitar seus dias em Roma, pegue um trem para Florença – leva em torno de 1h10 em trem de alta velocidade.
Aqui, novamente a dica é passear “à toa” pela cidade, reconhecendo essa pérola do renascimento e se apaixonando de vez!
DIA 6 • DIA DAS GALERIAS
Esse primeiro dia cheio em Florença será dedicado às galerias – pela manhã veja o Davi de Michelangelo na Accademia com ingresso fura-fila com hora marcada.
Quando sair, já estará na hora do almoço, então aproveite para ir ao Mercado San Lorenzo e experimente as delícias da Toscana por lá!
Passe sua tarde e finalzinho de dia no museu de arte mais antigo do mundo, a Galleria Uffizi – com ingresso fura-fila e hora marcada
DIA 7 • PASSEANDO PELA CIDADE
Em seu segundo dia na cidade, faça um, passeio pelas margens do Rio Arno, passando pela Ponte Vecchio – uma das mais emblemáticas da Itália. Nela, você verá diversas lojas, muito antigas, que costumavam ser açougues, porém hoje vendem jóias, souvenirs e muitas outras coisas.
Visite também a Piazzale Michelangelo, que possui uma vista maravilhosa da cidade – como na foto acima – e também uma réplica da escultura de Davi, em tamanho maior.
DIA 8 • VISITANDO PISA
Ainda hospedado em Florença, faça um passeio guiado à Pisa, pra fazer aquela clássica foto jacu segurando a torre inclinada! hehe
Ainda na cidade, visite também a Catedral e faça um pique nique no gramado em frente à torre!
Leia nosso artigo com 5 bate e voltas à partir de Florença

Não saia de casa sem SEGURO VIAGEM – a gente nunca sabe o que pode acontecer, não é verdade? Um bom seguro vai te deixar mais tranquilo e pode te ajudar em qualquer emergência que possa acontecer na sua viagem, bem como cobre também extravio de bagagem e atraso ou cancelamento de voos. Na Seguros Promo você consegue fazer cotação com várias seguradoras diferentes e garantir o melhor preço – e seguidor do blog ganha 5% de desconto usando nosso cupom MAPADESONHOS5! |
DIA 9 • CONHEÇA VENEZA
Pegue um trem e vá direto para Veneza – em cerca de 2h você estará na cidade mais romântica da Itália!
Veneza pode tanto ser explorada em uma daytrip, quanto com um pernoite – nós passamos apenas um dia lá e ainda assim curtimos bastante. Aproveite para caminhar com calma por entre as vielas, indo até a ponte do Rialto e a Praça São Marcos. Não deixe de fazer a atividade mais turistão de todos e nem por isso menos romântica – o passeio de Gôndola pelos canais de Veneza.
Caso você passe dois dias lá, vale a pena fazer um passeio de barco pelas ilhas vizinhas – Burano, Murano e Torcello. Dizem que esse é um passeio imperdível, quero voltar para poder fazer!
Explore os bairros do Dorsoduro e San Polo – dica esperta do Viaje na Viagem que adoramos! – que guarda ruas lindas ainda conservadas como antigamente. Eu aproveitei para bebericar um Bellini – tradicional bebida que nasceu em Veneza, feita com prosecco e suco de pêssego!
DIA 10 • SIENA E SAN GIMIGNANO
Ainda em Florença, aproveitamos uma outra daytrip, dessa vez em forma de excursão, já que não dirigimos – visitar Siena, San Gimignano e a região de Chianti.
Compramos esse passeio antecipadamente e gostamos demais do serviço – o ônibus turístico leva a gente por todas as cidades e paradas, que inclui degustação de vinhos, azeites e vinagre balsâmico em uma vinícola na região de Chianti. Uma delícia de passeio!
MILÃO
DIA 11 • IL DUOMO
Pegue um trem em direção à Milão, o trajeto dura cerca de 2h e rapidinho você está na cidade mais estilosa da Itália.
Não deixe de visitar o Duomo – garanta seu ingresso à Catedral antecipadamente e evite as grandes filas. O ingresso também dá direito à visitação nos terraços, e de lá você tem uma vista incrível da praça.
DIA 12 • A ÚLTIMA CEIA
Em seu segundo dia em Milão, passeie com calma pela cidade, absorvendo seus últimos dias nessa país incrível que é a Itália.
Aproveite para conhecer a Galeria Vittorio Emanuelle e toda sua imponência – lá você encontra muitas lojas de grife e diversos gelatos para saborear.
Compre também o ingresso para a Última Ceia com antecedência – você tem a opção inclusive de comprar o combo com a entrada ao Duomo e seus terraços.
E aí, gostou do nosso roteiro de 12 dias pela Itália?
Aproveita e acompanha a gente no Instagram também, por lá você vê todas as nossas viagens em tempo real e muitas dicas!
AJUDE A MANTER O BLOG 🙂Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? o/ Hospedagem: R$50 de crédito no Booking.com e R$130 de crédito no AirBnB |