Roteiro Atacama: 4, 5 e 6 dias no deserto

Não é novidade pra ninguém que por aqui somos apaixonados pelo Chile e mais ainda pelo Atacama! Nossa primeira viagem à trabalho pelo blog foi para esse país lindo e hoje eu trago um post completinho com o nosso roteiro no Atacama. Aqui você encontra os melhores passeios e dicas de como organizar seu roteiro de até 6 dias no deserto mais árido do mundo!

RESUMO DO ROTEIRO

  • Dia 1: Chegando em San Pedro de Atacama
  • Dia 2: Valle da Luna e Valle de la Muerte
  • Dia 3: Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas
  • Dia 4: Geyser el Tatio + Laguna Cejar
  • Dia 5: Termas de Puritama + Tour astronômico (noite)
  • Dia 6: Salar de Tara

ROTEIRO NO ATACAMA

DIA 1 •  CHEGANDO EM SAN PEDRO DE ATACAMA

Roteiro Atacama

Dependendo do horário do seu voo, você poderá usar seu primeiro dia para conhecer um pouquinho a cidade de San Pedro.  

A rua principal se chama Caracoles e nela e em algumas transversais encontramos muitos restaurantes e lojinhas. Por lá você pode experimentar um sorvete de folha de coca, na Sorveteria Babalu, ou então tomar um drink no Bar Lolla.

Além das ruas, você pode conhecer também a praça principal da cidade, que guarda uma igrejinha super fofa e histórica. 

DIA 2 • VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE

Roteiro Atacama

Esse é o passeio mais clássico do seu roteiro no Atacama, e também o mais barato. Por ter uma altitude menor, ele é excelente para o seu primeiro dia no Deserto do Atacama.

Visitamos a Cordilheira de Sal, onde ficam as Três Marias, o Anfiteatro de Pedra,
a Caverna de Sal, a Grande Duna e o Mirador de Ckari. Atenção para esse ponto, onde existe a Pedra do Coiote – aquele, do desenho mesmo – que hoje em dia está interditado por risco de queda!

  • Altitude: 2.300 metros;
  • Horário: 16h às 20h30;
  • Custo médio do passeio: 25.000 pesos;
  • Valor da entrada: 3.000 pesos.

DIA 3 • PIEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLÂNICAS

Roteiro Atacama

Na real, até hoje Piedras Rojas está fechada para visitação por causa de turismo irresponsável. Porém o passeio ainda existe e leva o nome do local, já que paramos no mirante e podemos ter essa vista incrível aí de cima!

Visitamos também o povoado de Toconao ou Socaire, além da Laguna Chaxa e Laguna Tuyacto, de uma cor surreal, parece que não existe!

O passeio também leva o turista até as Lagunas Altiplânicas (Miscanti e Miñiques, uma mais incrível que a outra) porém na época em que fomos as estradas para as lagunas estavam fechadas por conta da neve, então não conseguimos ir. Além disso, fazemos uma parada para fotos na linha imaginária do Trópico de Capricórnio.

  • Altitude: 4.300 metros;
  • Horário: 7h às 18h;
  • Custo médio do passeio: 45.000 pesos;
  • Valor da entrada: 5.500 pesos.
Quer ficar conectado o tempo todo durante a sua viagem internacional? Aproveita que leitor do Mapa tem 15% DE DESCONTO no ChipdeViagem.com e garanta já seu chip 4G! Existem planos para a América Latina, Europa, EUA, e vários outros países, tanto de voz quanto de dados.

DIA 4 GEYSER EL TATIO + LAGUNA CEJAR

Roteiro Atacama

Os Geysers de Tatio compõe o terceiro maior campo geotérmico do mundo! O passeio começa bem cedinho para ver os geyseres em atividade, e é o passeio que, em qualquer época do ano, você irá encontrar temperaturas negativas

Também fazemos uma paradinha no pueblo de Machuca, onde existe
uma igrejinha linda e de quebra, experimentamos um espetinho de lhama e uma empanada de queijo de cabra, todos produzidos pelo pessoal local!

Roteiro Atacama

O segundo passeio do dia, na parte da tarde, é para a Laguna Cejar. Esse lugar é um dos únicos do mundo onde a concentração de sal tão grande que é impossível seu corpo afundar – aqui e o Mar Morto, em Israel!

Visitamos também o Ojos de Salar e por fim, assistimos ao pôr do sol na Laguna Tebenquiche, com um brinde de pisco sour e petiscos deliciosos!

  • Altitude: 4.300 e 2.400 metros;
  • Horário: 5h às 14h e 16h às 20h30;
  • Custo médio do passeio: 45.000  e 25.000 pesos;
  • Valor da entrada: 10.000 e 17.000 pesos.

DIA 5 TERMAS DE PURITAMA + TOUR ASTRONÔMICO

Esse é um ótimo passeio para aquele dia em que você já está um pouco cansado de caminhar, escalar e procura uma experiência relaxante.

As Temas de Puritama são 8 piscinas de águas termais com temperaturas em
torno de 33 graus, e você pode tomar banho em 7 delas. O lugar é lindo,
possui uma ótima estrutura, com banheiros e vestiários – vale a pena relaxar e se deixar levar pela correnteza fraquinha das termas.

Você sabia que em San Pedro de Atacama existe o céu mais limpo DO MUNDO?! Isso se deve a uma combinação de fatores, como a maior altitude e
quase não haver nuvens no céu.

Nesse passeio, nós somos levador a locais com menor interferência de luminosidade, e conseguimos ver REALMENTE no telescópio estrelas, planetas e nebulosas! Essa foto daí de cima foi tirada com o meu celular!

  • Altitude: 3.500 e 2.400 metros;
  • Horário: 9h às 13h ou 14h às 18h e 21h às 23h ou 23h à 1h;
  • Custo médio do passeio: 20.000  e 22.000 pesos;
  • Valor da entrada: 9-15.000 e não tem.

DIA 6 SALAR DE TARA

Nós tínhamos apenas 5 dias para o nosso roteiro no Atacama, então não conseguimos fazer esse roteiro – o que é um motivo ótimo para voltar! hehe

No Salar de Tara existe a maior cratera de vulcão da América Latina – a
cratera é tão enorme que você não vê a “borda” – ela possui 65km de extensão
por 35km de largura! É um dos lugares com fauna e flora mais ricas da região,
com grandes chances de ver vicuña, viscacha, zorro, flamingo e muitos outros animais da região. Além do Salar, o tour te leva na Laguna Diamante, as Catedrales e Monge de la Pacana.

  • Altitude: 4.500 metros;
  • Horário: 8h às 17h;
  • Custo médio do passeio: 55.000 pesos;
  • Valor da entrada: não tem.
Não saia de casa sem SEGURO VIAGEM – a gente nunca sabe o que pode acontecer, não é verdade? Um bom seguro vai te deixar mais tranquilo e pode te ajudar em qualquer emergência que possa acontecer na sua viagem, bem como cobre também extravio de bagagem e atraso ou cancelamento de voos. Na Seguros Promo você consegue fazer cotação com várias seguradoras diferentes e garantir o melhor preço – e seguidor do blog ganha 5% de desconto usando nosso cupom MAPADESONHOS5!

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O ROTEIRO NO ATACAMA

COMO ESCOLHER SUA AGÊNCIA?

Existem muitas, mas MUITAS agências que fazem roteiro no Atacama, porém a escolha é uma coisa delicada. nem todas possuem uma estrutura bacana, nem todas têm guias eficientes então todo cuidado é pouco na hora de escolher a sua.

Na época da minha viagem eu fiz um ranking numa planilha com as 8 agências que tinham melhor reputação na internet, desde as que são mais caras, como a Flavia Bia (por possuir experiências mais VIP) até as mais baratas como a Whipala.

Depois de muito pesquisar e comparar, escolhi a Fui Gostei Trips, da Carla (do blog Fui, gostei e contei) e não me arrependo! A agência da Carlinha e do Renato, dois brasileiros que foram de mala e cuia pro Atacama, tem atendimento todo feito em português e um staff incrível. Fomos super bem tratadas, tivemos toda a atenção possível dada pelo Bruno e pela Letícia lá em San Pedro, então deixamos aqui nossa recomendação de agência responsável e excelente!

O QUE VOCÊ SÓ SOUBE QUANDO CHEGOU LÁ?

A internet no Atacama é péssima! hahahaha Isso foi uma das primeiras coisas que eu senti chegando lá – tanto 4G quanto o Wi-Fi das pousadas mão é lá essas coisas, então vá preparado!

QUAL MINHA EXPERIÊNCIA FAVORITA?

Sem dúvida duas das experiências mais incríveis no Atacama são a visita à Laguna Tuyacto e a Laguna Chaxa.

A primeira, por causa da cor SURREAL da água, mesmo no inverno – parece mesmo Photoshop. E a segunda pelos flamingos lindos que tem lá – por causa deles, o silêncio é uma regra lá, então você fica admirando a paisagem, os bichinhos, num silêncio sem igual!

E O MAL DE ALTITUDE?

Não tive esse problema no Atacama, nem minha amiga Karina, que viajou comigo. Senti apenas MUITO sono no passeio do Geyser, pois a altitude nele é grande, mas além disso fiquei bem.

Claro que isso varia de pessoa para pessoa, então respeite seu corpo e tome os devidos cuidados: tome bastante água, coma comidinhas leves. Se você nunca viajou para algum lugar com altitude, deixe os passeios mais pesados para fazer após a aclimatização

E aí, já começou a planejar o seu roteiro no Atacama?

Aproveita e acompanha a gente no Instagram também, por lá você vê todas as nossas viagens em tempo real e muitas dicas!

AJUDE A MANTER O BLOG 🙂

Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? o/

 Hospedagem: R$50 de crédito no Booking.com e R$130 de crédito no AirBnB
 Seguro Viagem: 5% de desconto no Seguros Promo, e Real Seguros
  Aluguel de carro sem IOF: RentCars
 Chip internacional 4G ilimitado: 15% de desconto no ChipDeViagem | EasySim4u
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo | Skyscanner
 Passeios e ingressos: Get Your Guide | Tour On

About

Sou carioca, tenho 32 anos e junto com meu marido Leandro já visitei 24 países e mais de 120 cidades. Trabalho com produção de eventos e tenho verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

You may also like

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *