O que fazer em Recife? Guia definitivo

Recife é conhecida como a capital da criatividade e realmente, caminhando pelas ruas antigas da cidade você respira arte, música, dança! Visitamos a cidade em Março de 2019 à convite do Visit Recife e nesse guia completinho nós vamos te dizer o que fazer em Recife em um roteiro de 3 ou 4 dias, com direito à comidinhas deliciosas e lugares incríveis!

Recife é a capital do estado de Pernambuco e foi fundada em 12 de março de 1537. Com uma população de mais de 1.600.000 pessoas, a cidade é conhecida como capital da criatividade e não é por menos: por lá você encontra museus incríveis, espaços culturais dos mais diversos e uma regionalidade maravilhosa, que só de lembrar já dá saudade!

o que fazer em recife

Recife também conta com um complexo portuário muito moderno, que conecta a cidade a mais de 160 pontos em todos os continentes, além de ter um dos três melhores aeroportos do país e um dos dez melhores da América Latina, o Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre.

Não tem como pensar em Recife sem pensar no frevo e no carnaval, certo? Por lá você encontra uma infinidade de lugares para aprender mais sobre essa cultura tão festiva. Bora conhecer o Recife?

Recife é uma cidade que recebe turistas o ano inteiro, porém a maior parte das pessoas pensa nela no verão. O verão é a época mais seca na cidade, com médias em torno dos 28ºC; já o inverno é mais chuvoso e registra médias de temperatura em torno dos 25ºC. Apesar de ser linda o ano todo, a melhor época para visitar a cidade é fora do inverno, para escapar das chuvas. Lembre-se também da alta temporada – que é ao final de dezembro, janeiro, Carnaval e julho. O que fazer em Recife
Não saia de casa sem SEGURO VIAGEM – a gente nunca sabe o que pode acontecer, não é verdade? Um bom seguro vai te deixar mais tranquilo e pode te ajudar em qualquer emergência que possa acontecer na sua viagem, bem como cobre também extravio de bagagem e atraso ou cancelamento de voos. Na Seguros Promo você consegue fazer cotação com várias seguradoras diferentes e garantir o melhor preço – e seguidor do blog ganha 5% de desconto usando nosso cupom MAPADESONHOS5!

Recife fica no nordeste do Brasil e é acessada facilmente por avião, à partir de diversos pontos do país. O aeroporto de Guararapes é bastante movimentado e recebe voos da Latam, da Avianca, da Gol e da Azul.

Se você for ou estiver pelo nordeste, existem também algumas empresas de ônibus que fazem esse trajeto, como a Itapemirim, Progresso e Cruzeiro.

Em Recife existem duas regiões principais de hospedagem, muito conhecida dos turistas. O bairro da Boa Viagem é super bacana, pertinho do aeroporto – coisa de 10 minutos – e tem uma vibe mais residencial, mais bairrista.

Os prós da Boa Viagem são a proximidade com a praia, com o aeroporto e a grande variedade de opções por ali. Já nos contras, eu listaria apenas a distância com os pontos turísticos do centro, apesar de que o Uber funciona super bem lá e saiu bastante barato.

O que fazer em Recife

Já o Recife Antigo – ou apenas “antigo” como os recifenses chamam – é onde se localiza o Marco Zero e alguns dos principais museus, então em relação à locomoção você terá muito mais facilidade, sendo bem provável fazer tudo a pé!

O que fazer em Recife

Em nossa estadia, nos hospedamos em Boa Viagem e amamos a região! O Internacional Palace nos recebeu super bem e causou uma ótima impressão: apesar das instalações serem um pouco antigas, o hotel tem uma ótima estrutura.

Veja nesse post nossa resenha completa sobre onde ficar em Recife.

Nosso quarto era de frente para a praia e acordar todos os dias com aquela vista linda foi incrível!

O que fazer em Recife

Procure mais hotéis em Recife clicando aqui

Nosso roteiro, dessa vez, foi todo elaborado pelo Visit Recife, e achamos perfeito! Ficamos 3 dias inteiros na cidade de Recife e conseguimos aproveitar bastante coisa em pouco tempo – se eu fosse refazer essa viagem, colocaria um dia a mais.

OFICINA DE CERÂMICA FRANCISCO BRENNAND

o que fazer em recife A oficina é um complexo enorme — que conta com museu e ateliê — com aproximadamente 2 mil obras, entre esculturas, murais, paineis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos. o que fazer em recife A principal temática da obra de Francisco Brennand é a origem da vida e a eternidade das coisas – e lá você encontra exemplares lindos que retratam tudo isso.Uma dica curiosa – o próprio Francisco costuma estar pela oficina, com seus 91 anos e muita criatividade!

INSTITUTO RICARDO BRENNAND

o que fazer em recife O Instituto é um espaço cultural sem fins lucrativos que foi inaugurado em 2002, com um valioso acervo artístico e histórico originário da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. o que fazer em recife O complexo conta com o Museu Castelo São João (museu de armas brancas), a pinacoteca, uma biblioteca, Jardins das Esculturas e uma Galeria para exposições temporárias e eventos. Além disso, possui uma sala com bonecos em cera, super curiosa!

PASSEIO DE CATAMARÃ

o que fazer em recife Nós fizemos o passeio de catamarã ao entardecer e foi uma escolha acertada! Fizemos o tour de Recife e suas Pontes – que passa pelas 5 principais pontes da cidade, contando a história de cada uma e curiosidades do local por onde passamos. O que fazer em Recife O passeio pode ser feito nos seguintes horários: 11h, 14:30h, 16h, 17:30h e 20h. Uma curiosidade: diz a lenda que se você bater palma e fizer um pedido quando passar embaixo de cada ponte, ele se realizará!

CENTRO DE ARTESANATO DE PERNAMBUCO

o que fazer em recife Bem em frente do Marco Zero fica o Centro de Artesanato da cidade, que é um espaço incrível, com mais de 15.000 peças à venda. o que fazer em recife O bacana do centro é que o artesãos vendem diretamente seus produtos lá – então além de você ter um precinho mais camarada, você sabe que o lucro está indo quase em sua totalidade para quem fez a arte!

MARCO ZERO

o que fazer em recife Figurinha certa na sua estadia em Recife, o Marco Zero fica no centro e pertinho do letreiro da cidade. o que fazer em recife Toda a região portuária foi revitalizada em 2000 então aproveite pra ver como o lugar ficou lindo – se você posicionar sua mão aberta no meio do marco, verá que cada direção que apontada pelos seus dedos terá grandes avenidas. Muito bacana né?

ESPAÇO R.U.A

o que fazer em recife O Espaço R.U.A que é um museu urbano a céu aberto, localizado na rua Barbosa Lima, pertinho do Paço do Frevo. o que fazer em recife Lá você encontra uma parede com muros grafitados com artes lindíssimas e divertidas, e aqui você vai gastaaaar o rolo da câmera, viu? Tire fotos em todos!

RUA BOM JESUS

o que fazer em recife Domingo à tarde é dia de feirinha, que fica do ladinho do Paço do Frevo. Aqui também é um bom espaço para você comprar lembrancinhas e coisinhas típicas de Recife. O que fazer em Recife Tem também muitas comidinhas típicas, então quando estiver passeando por lá, não deixe de experimentar as cocadinhas e bolo de rolo que vendem por lá!

EMBAIXADA DE PERNAMBUCO – BONECOS GIGANTES

o que fazer em recife Vai, quem pensa no Carnaval de Recife sem os bonecões né? Um casarão no centro histórico da cidade abriga a Embaixada dos Bonecos Gigantes, com exposição permanente de 45 bonecões (a coleção inteira conta com mais de 110). o que fazer em recife Por lá você encontra os famosos comentaristas da Globo, Chacrinha, Freddie Mercury, e muitas outras personalidades!

PAÇO DO FREVO

o que fazer em recife O museu é um espaço dedicado ao ritmo e dança mais conhecido em Pernambuco – o frevo. Nesse lugar, você pode inclusive fazer aulas de frevo, que acontecem no segundo andar do casarão localizado no Recife Antigo. o que fazer em recife Lá também você consegue aprender um pouco mais sobre o carnaval recifense e ver muitos estandartes lindos; uma visita que vale muito a pena! O café do museu, Café Malakoff, é uma ótima paradinha estratégica para tomar uma soda italiana e comer um bolo de rolo!

CAIS DO SERTÃO

o que fazer em recife Um dos lugares mais incríveis que fomos nessa viagem: um museu interativo que conta a história do sertão pela obra de Luiz Gonzaga. O que fazer em Recife O Cais do Sertão fica instalado no antigo Armazém 10 do Porto de Recife e é um espaço dedicado à cultura maravilhosa do nordeste brasileiro e possui exposições, réplicas de casas do sertão (como essa da foto), filmes, instalações, salas de música – um prato cheio pra quem adora cultura!
Tá procurando passagens aéreas pra sua viagem? Utilize o buscador do Passagens Promo e encontre os melhores preços! Esse buscador compara diversas companhias aéreas e te retorna com os preços mais bacanas, pra você economizar na sua trip!
A culinária nordestina é simplesmente maravilhosa – juro, era quase impossível não acordar todos os dias já pensando na comida! hahaha Em Pernambuco não faltam opções deliciosas pra você provas: carne de sol, tapioca, queijo coalho, bolo de rolo. O que fazer em Recife Nosso hotel tinha também um restaurante super conhecido na cidade e delicioso – o Orla Bar e Restaurante. Leandro foi de carne de sol com farofa e queijo coalho, enquanto eu fui de risoto de camarão; ambos os pratos estavam uma maravilha! o que fazer em recife Almoçamos um dia também da Venda Bom Jesus e gostamos muito da comida. Os preços são um tiquinho salgados, porém a porção era ótima – carne de sol com macaxeira empanada! Fica pertinho do Paço do Frevo. o que fazer em recife Outro lugar delicinha que fomos é o Café Malakoff, que fica dentro do Paço do Frevo. Ele serve vários tipos de café, soda italiana – tomamos a de maçã verde e estava ótima – e o famoso bolo de rolo. A Luisa, do Janelas Abertas, tem ótimos posts sobre comida em Recife, vale uma visita!

E aí, gostou do nosso roteiro completinho de o que fazer no Recife? Aproveita e acompanha a gente no Instagram também, por lá você vê todas as nossas viagens em tempo real e muitas dicas!

 

AJUDE A MANTER O BLOG 🙂

Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? o/

 Hospedagem: R$50 de crédito no Booking.com e R$130 de crédito no AirBnB
Seguro Viagem: 5% de desconto no Seguros Promo, Mondial Seguros e Real Seguro
 Aluguel de carro sem IOF: RentCars
 Chip internacional 4G ilimitado: EasySim4u
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Passeios e ingressos: Get Your Guide

About

Sou carioca, tenho 32 anos e junto com meu marido Leandro já visitei 24 países e mais de 120 cidades. Trabalho com produção de eventos e tenho verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

You may also like

13 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *