Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias | Dia 02

Nosso segundo dia na cidade do Cairo na verdade foi dedicado à Alexandria. A cidade fica a 218km da capital egípcia e nós levamos cerca de 3 horas para rir até lá, claro que bastante por conta do trânsito “caitórico”, e está incluída no combo o melhor do Cairo em 3 dias!

Alexandria foi fundada no ano de 332 b.C por Alexandre, O Grande e é a segunda cidade mais populosa do país, com mais de 4 milhões de habitantes. Permaneceu como capital do Egito durante mil anos, até à conquista muçulmana do Egito, quando a capital passou a ser Fostate (que foi depois incorporada ao Cairo).

No primeiro post sobre o Cairo deixei algumas dicas sagazes pra você conseguir se virar no Egito. Dá um pulinho lá se quiser ler mais sobre isso!

 

ROTEIRO RESUMIDO

Dia 1: Memphis | Saqqara | Necrópole de Gizé | Esfinge
Dia 2: Daytrip à Alexandria – Coluna de Pompeu, Catacumbas, Biblioteca de Alexandria, Fortaleza de Qaitbay
Dia 3: Museu Egípcio do Cairo | Mercado Khan El-Khalili | Citadela do Cairo e a Mesquita de Alabastro

Se quiser ir direto, clique em cada dia para ir direto à ele.

 

ROTEIRO: O MELHOR DO CAIRO EM 3 DIAS

Dia 2 – Daytrip à Alexandria

No nosso segundo dia no Cairo, partimos cedinho em direção à Alexandria, cerca de 8h da manhã. O caminho entre uma cidade e outra é muito interessante, repleto de plantações, mansões e com uma estrada incrivelmente bem cuidada, pavimentada e tranquila.

Ficamos em Alexandria até cerca de 16h e fizemos bastante coisa lá. Eu curti bastante a cidade e os passeios, mas Leandro simplesmente amou – aliás, fãs de Assassin’s Creed vão amar o lugar!

Pontos que serão visitados:
➢ Coluna de Pompeu
➢ Catacumbas de Kom el Shoqafa
➢ Biblioteca de Alexandria
➢ Fortaleza de Qaitbay

 

COLUNA DE POMPEU

A primeira parada foi na Coluna de Pompeu, em um sítio arqueológico que abrigava, na Antiguidade, o templo do Serapeu, e a coluna de granito rosa.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

As medidas da coluna são 20,46 m de altura, com um diâmetro de 2,71 m na sua base. O peso da peça de granito rosa é estimado em 285 toneladas e veio de Aswan.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

A coluna tem esse nome devido aos cruzados acreditarem que assinalava o lugar onde fora enterrado Pompeu, assassinado em 48 a.C. pelo irmão e marido da famosa Cleópatra, Ptolemeu XIII.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Outra tradição diz que esta coluna seja a única sobrevivente das 400 de um pórtico da biblioteca de Alexandria.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

No mesmo sítio fica o Templo de Serapeu, dedicado ao deus Serápis, protetor da Alexandria.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Em 1895, uma estátua de diorito negro representando Serápis em sua encarnação como o touro Ápis, com o disco do sol entre seus chifres, foi encontrada no local e uma inscrição indica ser da época do imperador Adriano (r. 117–138).

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Agora sente o drama, tu tá lá, fazendo sua escavação de boas, quando de repente tem ESSA VISÃO da foto aqui debaixo. Você corre ou corre muito?! 😀

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

 

CATACUMBAS DE KOM EL SHOQAFA

Saindo do Serapeu, passeamos mais um pouco pelas ruas de Alexandria e era nítida a diferença arquitetônica da cidade em relação ao Cairo, e olhando um pouquinho mais com atenção vemos claramente inspirações europeias em alguns cantos.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

A próxima parada foram as Catacumbas de Alexandria. Elas foram descobertas em 28 de setembro de 1900 e são um dos maiores sítios funerários romanos egípcios. O complexo foi construído em fins do século I e foi utilizado até o século IV.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Lá dentro não é permitido tirar fotos com a câmera, mas com o celular super dá, apesar das fotos não ficarem óóóótimas.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

As catacumbas tinham antigamente 3 andares, porém devido às inundações ao longo do tempo, a visitação hoje só é permitida em 2 níveis delas. Parece realmente uma cidade dos mortos, são tumbas atrás de tumbas, covas atrás de covas, impressionante e um pouco assustador! hehehe

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Muitos dos elementos encontrados misturam tanto os aspectos culturais romanos como gregos e egípcios; algumas estátuas, como essa aqui em cima possuem estilo egípcio, porém possuem roupas e cabelo do estilo romano. As Catacumbas de Kom el Shoqafa são também uma das sete maravilhas do mundo medieval. Uma das partes mais importantes do lugar é o chamado Hall de Caracalla. Segundo a tradição, esta é uma câmara para os homens e os animais que foram massacrados por ordem do Imperador Caracala.

 

BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA

A terceira parada do dia foi na famosa Biblioteca de Alexandria. Nasceu durante o período helenístico, tendo como propósito refletir os valores da época, ou seja, de apoio a difusão do saber grego clássico para o Oriente. Sua construção foi patrocinada por Ptolomeu que apoiou a criação de diversas escolas de pensamento sediadas na Biblioteca.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Uma das coisas mais legais da biblioteca é a sua fachada. Nessa pedra da foto acima, temos mais de 400 palavras escritas em mais de 150 línguas. Reflete muito a ideia de que a informação, o saber pode e deve ser compartilhado no mundo todo, achei isso incrível!

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

A biblioteca é aberta a visitação através de passeios guiados, que tem horários em inglês, espanhol, árabe e francês. Nosso guia falava espanhol e foi super informativo, gostamos bastante da visita.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Ele começa contando sobre os incêndios que ocorreram na biblioteca e como ela chegou ao tamanho e importância que tem hoje. Nela temos seções adultas, infantis, um planetário, mais de 300 computadores e uma sala de leitura gigantesca.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Começamos o passeio vendo a área tecnológica e histórica do local, e uma das máquinas mais incríveis que existem: essa bichinha aí debaixo consegue imprimir nada menos que 1 livro de 500 páginas, encadernado, em 4 minutos. Eu disse QUATRO MINUTOS, Brasil!

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

A biblioteca contém espaço para abrigar 8 milhões de livros; atualmente ela possui 2,5 milhões, e a cada dia esse número aumenta.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Na sala de leitura são suportados 2.000 leitores simultâneos. Consegue dimensionar esses números?! A biblioteca tem nada menos de ONZE ANDARES!

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

No andar principal, podemos ver também amostras de tipos em árabe, impressoras e prensas antigas, exemplares raros de livros e muitas coisas mais.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Na saída, você dá de cara com o Mar Mediterrâneo, e o dia tava tão lindo que aproveitei pra tirar uma foto das Power Rangers muçulmanas <3

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

 

Veja também: como montar uma mala para viajar no verão

 

FORTALEZA DE QAITBAY

Última parada do nosso roteiro por Alexandria: a Fortaleza de Qaitbay. A cidadela foi construída por ordens do sultão Al-Ashraf Sayf al-Din Qa’it Bay em 1477 e serviu durante muitos anos como abrigo militar.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

O forte hoje está praticamente vazio por dentro, mas ainda assim vale a visita por sua importância histórica. Onde hoje se encontra a construção hoje, foi o local do antigo Farol de Alexandria, que era uma das sete maravilhas do mundo antigo, sendo que por muitos séculos foi uma das estruturas mais altas no mundo.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Um fato muito interessante é que dentro da fortaleza existe uma mesquita no estilo mameluco, que possui quatro locais para oração.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Na parte de fora da fortaleza, o que não falta são camelôs vendendo coisinhas das mais variadas possíveis. Tem conchas e estrelas do mar, tem imãs, tem estátuas de deuses egípcios, tem de tudo! Não esqueça de barganhar, sempre!

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Nosso passeio terminou por volta das 16h e partimos de volta ao Cairo, mais uma vez dando aquela espiada pra fora do carro, pra ver as peculiaridades e diferenças da cidade 🙂

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

 

E QUANTO CUSTOU TUDO ISSO?

Vou listar aqui embaixo o valor de cada atração, lembrando que se você contrata a viagem com uma agência (como foi nosso caso) as entradas já são incluídas no valor final do pacote.

A cotação em Fevereiro de 2018 era R$1 = 5,41 EGP. No dia-a-dia, fazíamos a divisão por 5 pra facilitar o processo, então era mais fácil de calcular os gastos.

➢ Coluna de Pompeu – 60 EGP
➢ Catacumbas de Kom el Shoqafa – 60 EGP
➢ Biblioteca – 70 EGP
➢ Fortaleza de Qaitbay – 40 EGP

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

 

AJUDE A MANTER O BLOG 🙂

Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? \o/

 Hospedagem: Booking.com e AirBnB
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
 Aluguel de carro sem IOF: RentCars
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Passeios e ingressos: Get Your Guide

About

Sou carioca, tenho 32 anos e junto com meu marido Leandro já visitei 24 países e mais de 120 cidades. Trabalho com produção de eventos e tenho verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *