Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias | Dia 01

O Cairo (e o Egito como um todo!) é um lugar muito diferente de tudo o que nós estávamos acostumados a ver em viagem. É caótico, é confuso, é barulhento e lotado, mas também é maravilhoso, lindo e cheio de cultura e história! Em Fevereiro de 2018 passamos 4 noites e 3 dias por lá e nesse post vamos reunir o melhor do Cairo em 3 dias, servindo como um guia passo-a-passo pra você aproveitar o que a cidade tem à oferecer!

Antes de tudo, vale dizer: resolvi dividir o post em 3. Por quê?! Porque eu sou #aloka das fotos, e para um post de 3 dias no Cairo eu selecionei “apenas” 121 fotos. Então os posts vão sair seguidinhos, completinhos e mais fáceis de serem lidos, carregados e assimilados 🙂

 

ROTEIRO RESUMIDO

Dia 1: Memphis | Saqqara | Necrópole de Gizé | Esfinge
Dia 2: Daytrip à Alexandria – Coluna de Pompeu, Catacumbas, Biblioteca de Alexandria, Fortaleza de Qaitbay
Dia 3: Museu Egípcio do Cairo | Mercado Khan El-Khalili | Citadela do Cairo e a Mesquita de Alabastro

Se quiser ir direto, clique em cada dia para ir direto à ele.

 

ROTEIRO: O MELHOR DO CAIRO EM 3 DIAS

Dia 1 – Memphis | Saqqara | Necrópole de Gizé | Esfinge

Para o primeiro dia em solo egípcio, nada mais justo do que visitar a única das Maravilhas do Mundo Antigo ainda existente né?! É aquele dia em que você vai ficar em choque e repetindo à si mesmo várias vezes “eu tô no Egito! eu tô no Egito!”, e pra chegar até a Necrópole, fazemos um caminho através dos anos, começando pela pirâmide de Saqqara.

Pontos que serão visitados:
➢ Museu de Memphis
➢ Complexo de Saqqara
➢ Necrópole de Gizé
➢ Grande Esfinge de Gizé

 

MUSEU DE MEMPHIS

Saímos cedinho do hotel rumo à cidade de Memphis, que foi a primeira capital do Egito e o trajeto demorou cerca de 1 hora, por conta do trânsito do Cairo. No caminho pudemos ver imensas plantações de tâmaras, que pareciam perfeitos oásis no meio das cidades.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

A cidade era um centro de poder muito importante no Egito antigo, todos os faraós e reis que quisessem governar e se legitimar deveriam levar à Memphis uma oferenda em forma de estátua, esfinge, estela.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias
Entrada do museu de Memphis

A principal atração lá é o Templo de Ptah, que era venerado como um deus criador, e conta com um acervo de estátuas e esfinges variadas, e também o Museu à céu aberto, que abriga o Colosso de Ramsés.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

O Colosso possui 13 metros (teria mais de 22, se suas pernas não fossem quebradas) e pesa cerca de 180 toneladas. Lá, nosso guia explicou que a maioria das estátuas de faraós e reis eram feitas com a perna à frente, para que representasse a importância, assertividade e imponência da pessoa retratada.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

É possível ver na estátua detalhes impressionantes do trabalho dos artesãos, como a cobra no chapéu do faraó, e também a anatomia das pernas e peitoral. É realmente impressionante, mais ainda porque podemos ver em detalhes, já que a estátua está super perto!

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Foi lá que tivemos o primeiro contato com os hieroglifos e vou te contar…foi uma emoção muito grande conseguir ver de pertinho cada desenho, cada letra!

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

 

Veja também: como viajar muito gastando pouco!

 

COMPLEXO DE SAQQARA

De Memphis, partimos para Saqqara e a Pirâmide de Djoser. A pirâmide é considerada a primeira a ser construída no Egito e foi elaborada por Imhotep, o grande engenheiro, médico, arquiteto do Egito antigo.  Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Nosso guia explicou como eram feitos os primeiros túmulos do Egito, chamados de mastabas. Uma cova era feita e ao redor dela, um muro era erguido, para proteger de eventuais roubos e saques. A pirâmide de Saqqara na verdade é uma junção de seis mastabas, por isso ela é assim, escalonada, ou em degraus, como é mais conhecida.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Lá também visitamos o Complexo funerário, que contém um templo e um pátio ao ar livre, onde se celebrava a festa Sed. Ela consistia na renovação da força vital do soberano, com um ritual onde aos 30 anos de reinado do faraó, ele deveria matar um touro com as próprias mãos.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Tanto a pirâmide como o templo foram construídos por Imhotep e datam do século XXVII a.C.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Já aqui tivemos a primeira provinha da esperteza egípcia 😀 Sabe esse tiozinho da foto abaixo? Ele chegou todo sorridente, arranhando um espanhol e pegando o lenço do Leandro, esse vermelho, e amarrando do jeito beduíno na cabeça dele. Veio com seu burrinho, todo animado, indicando para que nós tirássemos fotos. Não deu 2 minutos, ele começou a fazer gestos de dinheiro com as mãos, repetindo “propina” (que é gorjeta em espanhol). Então, se for ao Egito já sabe né? Se chegar alguém em você já fazendo alguma coisa, diz logo não, a não ser que queira gastar algumas libras 😛

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Mais à frente, pudemos entrar na nossa primeira tumba egípcia! Foi muita emoção gente! O guia não pode descer junto, então ele explica um pouco sobre as escrituras que tem dentro, e nos deixa na porta.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Fomos acompanhados por um senhorzinho que pegou nossa câmera e saiu tirando fotos nossas, em troca, é claro, de um dinheirinho – porque lá fotos não são permitidas, em tese..rs

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

O interior é muito interessante e bem conservado, e contém um sarcófago de granito no centro da sala principal.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Nas paredes conseguimos ver várias inscrições e hieroglifos, uma experiência muito legal!

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

 

NECRÓPOLE DE GIZÉ

Sem sombra de dúvida, o passeio mais esperado da viagem toda! A Necrópole é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda em pé, então só por esse “detalhe” já merece toda essa empolgação. O complexo contém as três pirâmides, de Quéops, Quéfren e Miquerinos (respectivamente avô, pai e filho). A maior delas, com 146m de altura (49 andares), é chamada Grande Pirâmide, e foi construída cerca de 2550 a.C. para Quéops, no auge do antigo reinado do Egito. Hoje ela tem em torno de 136 metros, pois seu topo foi danificado.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Uma coisa que eu pelo menos não sabia é que a pirâmide do rei tem três pirâmides das rainhas menores a ela associadas, então conseguimos ver por outro ângulo o conjuntinho delas.

Pudemos entrar em uma das pirâmides e nosso guia recomendou que escolhêssemos a maior. E lá fomos nós para a experiência mais claustrofóbica e quente das últimas viagens! A gente entrou pela segunda ‘portinha’ que tem na pirâmide, aquela ali da foto que tem mais gente aglomerada, e lá dentro teoricamente não pode tirar foto.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Mas, levando o celular, você consegue fazer vários vídeos e fotos legais, sem ter que pagar uma graninha pros ‘seguranças’ lá de dentro.

A subida é bastante íngreme e apertada, passa só uma pessoa por vez, subindo ou descendo. É uma sensação MUITO LOUCA e eu parei vários segundos pra pensar: “eu tô subindo a pirâmide de Quéops!”. 😀

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Lá em cima, numa das câmara principais, não tem muita coisa, já que há muitos anos as pirâmides foram saqueadas e não restou nada dos tesouros que foram enterrados nelas. Vemos somente um sarcófago de granito preto.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Saindo da pirâmide, nos dirigimos ao Panorama, que é um lugar muito bacana onde você consegue ter uma visão inteira do complexo, com as 3 pirâmides ali, lindinhas!

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Claro que eu não perdi a minha chance de fazer uma foto-jacu, como diria a Silvia do Matraqueando, e fiz logo a egípcia 😛 😛 😛

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Logo depois, foi a hora de fazermos o passeio de dromedário. Sim, você leu certo: dromedário, não camelo. A verdade é que não existem camelos no Egito e até mesmo os dromedários são “importados” de outros países, como o Sudão, que faz fronteira com o Egito. O passeio é bem baratinho e vale muito a pena, subir e descer do dromedário é uma coisa muuuuito engraçada, eu tava morrendo de medo de cair, quebrar o pescoço, essas coisas que gente exagerada pensa logo!

O dono dos bichinhos leva a gente pra passear, e ao longo do caminho vai tirando as mais variadas fotos pra você. Até aquelas mais toscas, jacu (adoro esse termo, sou #aloka da foto-jacu!) e que você prometeu pra si mesmo que não iria fazer 😀

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Nessa hora, claro que teve pedido de “baksheesh” também! Nosso guia já havia pago o dono dos bichos e mesmo assim, quando estava bem longe do guia, foi pedindo um dinheirinho pro Leandro, fazendo aquele típico sinal com as mãos! Não demos, claro! 😛

 

GRANDE ESFINGE DE GIZÉ

Nossa última parada do dia foi na Esfinge. É uma escultura imensa, confesso que achava que ela seria bem menor do que realmente é!

O monumento é uma criatura mítica com corpo de leão e uma cabeça humana, e é a maior estátua, feita de monólito no mundo, com 73,5 metros de comprimento, 19,3 metros de largura e 20,22 m de altura.

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias | Dia 01

O propósito dela até hoje não foi explicado, nem à quem ela retrata, por quem foi construída e nem sua data exata de sua construção. Saca os tão falados “Enigmas da Esfinge”? Taí a explicação 🙂

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias | Dia 01

 

MAS ROBERTA, E OS PREÇOS?

Falei bastante, expliquei algumas coisas e te mostrei foto pra caramba né? Mas o que a gente gosta mesmo de saber quando tá planejando uma viagem é quanto vai sair essa brincadeira toda, certo?

Vou listar aqui embaixo o valor de cada atração, lembrando que se você contrata a viagem com uma agência (como foi nosso caso) as entradas já são incluídas no valor final do pacote.

A cotação em Fevereiro de 2018 era R$1 = 5,41 EGP. No dia-a-dia, fazíamos a divisão por 5 pra facilitar o processo, então era mais fácil de calcular os gastos.

➢ Museu de Memphis – 30 EGP / 15 EGP para estudantes
➢ Complexo de Saqqara – 60 EGP / 30 EGP para estudantes
➢ Complexo de Gizé (platô das pirâmides e Esfinge) – 120 EGP / 60 EGP para estudantes
➢ Entrada na pirâmide de Quéops – 300 EGP / 150 EGP para estudantes

 

Como você pode ver, viajar ao Egito é algo muito, muito barato! Foi por isso que essa viagem finalmente saiu do papel em 2018! Ela estava na minha lista de maiores sonhos da vida desde sei lá quando, em 2012 chegamos até a planejar a viagem mas desistimos por conta da Primavera Árabe (que lá é conhecida por Outono Árabe).

Roteiro: o melhor do Cairo em 3 dias

Então se você tem esse desejo, de estar na terra dos faraós, de visitar uma pirâmide, de passear pelos templos, tira logo esse sonho do papel e comece já a planejar a sua viagem! Te garanto que será uma das melhores trips da sua vida! 🙂

 

AJUDE A MANTER O BLOG 🙂

Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? \o/

 Hospedagem: Booking.com e AirBnB
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
 Aluguel de carro sem IOF: RentCars
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Passeios e ingressos: Get Your Guide

About

Sou carioca, tenho 32 anos e junto com meu marido Leandro já visitei 24 países e mais de 120 cidades. Trabalho com produção de eventos e tenho verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

You may also like

16 comentários

    • Oi Ana Luísa!

      Muito obrigada pelo feedback 🙂
      Realmente o Egito é um lugar incrível, e a experiência ficou ainda melhor tendo todo o suporte da Hórus! Super recomendamos o serviço deles!
      Que sua viagem seja maravilhosa \o/

  • Oi Roberta! Adorei o teu Roteiro! Como também vou ter exatamente 3 dias por lá, vou aproveitar muito as tuas dicas. Fiquei em dúvida o que tu fez sozinha e o que tu fez com agência? Meu marido está receoso com a função do assédio, mesmo que ele esteja comigo lá, então não sei se dá para fazer algum passeio sem agência… Obrigada!!

    • Oi Roberta! Obrigada pelo seu comentário! 🙂

      Eu fiz com agência, mas acredito que super dê pra fazer por conta própria também! Em relação ao assédio, eu também estive com meu marido e não me senti ameaçada em nenhum momento – claro, olhares existiram, mas nenhum tipo de agressão verbal ou física. Inclusive saímos a noite sozinhos pela rua, pra jantar e foi super tranquilo!

      Agora, em relação ao guia, eu recomendo pela experiência mesmo; acho muito importante ter alguém que fale português te explicando as coisas, já que lá pouquíssimos lugares, monumentos e museus tem legendas/sinalização em inglês!

      Beijinhos, que vocês tenham uma viagem incrível!

  • Oi Roberta, parabéns, adorei o conteúdo do blog!
    Terei apenas 2 dias no Cairo e par poder aproveitar melhor te peço uma dica de qual a melhor área para hospedagem?
    Obrigada!

    • Oi Renata! Muito obrigada, estamos sempre trabalhando pra entregar mais e mais conteúdo pra vocês ^^
      Então, eu gostei muito de me hospedar perto das pirâmides, achei bastante seguro (na medida do possível) e com uma vista incrível!

  • Oii Roberta, otimas dicas! Basearei minha viagem totalmente nos seus posts!!
    Uma duvida: vocês nao utilizaram o metro em Cairo? Sabe se ele chega nos principais pontos turisticos?

    • Oi Marcela, muito obrigada por esse feedback! Fico muuuuuito feliz mesmo de poder ajudar =]
      Não utilizamos o metrô pois fizemos todos os passeios co a Hórus – e confesso que teria um pouco de medo! hehe

      • Oi Roberta, adorei seu roteiro e a forma como você envolve quem esta lendo. poderia me arrumar o contato e endereço da Hóru lá no Cairo?

  • Olá Roberta! Parabens pelo postagem! Vou agora em Maio fazer um mochilão pela região. Vc ainda tem o contato do guia/agencia com o qual vc fez o passeio?

  • Oi
    Muito boa sua postagem. Obrigada por compartilhar.
    Qual a melhor época para se ir?
    Tenho um bebê que até a data da viagem já estará com 2 anos. Vc acha que é tranquilo levar criança? Podem entrar na tumbas?
    E o calor?
    Grata.

    • Oi Ellen, tudo bom?
      Muito obrigada! Então, a melhor época para ir é de Novembro a Abril, o Cairo tem um clima bem mais agradável e o turismo é feito de uma forma mais suave!
      Acho super tranquilo levar bebê sim, vimos muitas crianças no cruzeiro inclusive. Eles podem entrar nas tumbas sim e em relação ao calor, nós que somos do Rio de Janeiro achamos super agradável! Passamos os dias de calça jeans/bermuda e blusa de manga curta e ficávamos super bem =]

  • Você deu os valores individuais dos passeios né? Mas e o serviço da Horus?
    Parabéns pelo trabalho, também gosto de tudo detalhado ^^

    • Oi Lettícia, muito obrigada viu =]
      Em relação aos valores da Hórus, depende muito do pacote que você fecha, da época em que você vai, então vou te mandar o contato da Michelle, que é uma das sócias, pra você tirar todas as suas dúvidas com ela: Whatsapp: (32) 99954-9206

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *