Ferramentas úteis de planejamento

Pra mim, uma das partes mais legais de uma viagem é a pesquisa. Hoje em dia temos uma infinidade de ferramentas de planejamento para nos auxiliar nos preparativos. O truque para fazer uma boa viagem e usar bem o seu dinheiro é investir na pesquisa, através de sites, fóruns e ferramentas úteis de planejamento.

Listei nesse post uma série de sites em que eu confiro sempre quando estou na fase de planejamento da viagem e espero que eles possam te ajudar também 😉

FERRAMENTAS ÚTEIS DE PLANEJAMENTO

HOSPEDAGEM

 

  • Booking.com: é disparado o site que eu mais uso para cotar valores e fazer reservas. Ele discrimina certinho quanto fica cada coisa – valor da hospedagem, taxa do hotel e te informa se há alguma outra taxa a ser paga no check-in. Você consegue filtrar sua busca por locais na cidade escolhida, tipo de acomodação, quantas estrelas e muito mais. Sempre atento também para a quantidade de resenhas – reviews – que o hotel tem e como elas são. Duas coisas que eu prezo muito são uma excelente localização e um bom banheiro (até porque Leandro, meu marido, tem 1,90m e precisa de uma instalação mais confortável à ele! hehe)
  • Decolar.com: usei o Decolar na minha primeira viagem à Europa, aquela que eu tive que organizar em 2 meses, pois precisava parcelar as hospedagens. E pra isso ele é uma mão na roda, te dá os valores separados de cada item – hospedagem e taxas – e te dá opção de incluir ou não o café da manhã. No check-out, quando permitido pelo hotel, ele te dá opção de parcelamento, na maioria das vezes em 6x sem juros ou até 12x com juros do próprio cartão.
  • Expedia: o Expedia funciona de modo similar ao Booking, com a diferença que ele já te apresenta o valor total, sem discriminar taxas e tudo o mais. E costuma ter boas ofertas, então sempre dou uma comparada antes de reservar no Booking, só por desencargo de consciência!
  • Airbnb: Com o Airbnb você consegue alugar um quarto, apartamento ou casa no destino escolhido. Atente muito para as reviews também, leia várias, porque uma conhecida minha ficou em um hotel na Itália no último mês e teve um host super rude e mal educado. No final das contas, ela não tinha reparado que vários outros hóspedes adoravam o apartamento, mas sempre falavam do bendito dono da casa! Vale a pena ficar atento então! O site também divide tudo e te dá valores separados: hospedagem, taxa do site, taxa de limpeza, etc.
  • Hostel World – minha alma viajante é um pouco mais madura, então hostel pra mim não funciona muito bem. Mas tenho amigos que já fizeram reservas através do Hostel World e falam maravilhas dele. Tem informações completas do hostel, fotos e te permite reservar ali no site mesmo.

 

PASSAGENS AÉREAS

 

  • Decolar.com: foi através dele e do Melhores Destinos que consegui comprar nossa passagem super barata da primeira Eurotrip. O pró dele é sempre poder parcelar, quando a viagem está muito em cima da hora por exemplo. E ele também fazer um comparativo de valores 3 dias à frente e 3 dias atrás, para que você possa avaliar qual o melhor dia para viajar.
  • Skyscanner: uso muito esse site para pequisar os deslocamentos internos nas nossas viagens. Ele te mostra uma listagem com várias empresas e valores, e também te deixa filtrar por quantidade de paradas, tempo de voo e tudo o mais.
  • Google Flights: uma nova descoberta na minha vida de planejadora insana. Curti muito que ele te dá um calendário dos meses, onde você pode ver quais dias está mais barato viajar para o destino escolhido. Ele te apresenta o valor total da passagem, já com as taxas e te mostra as várias opções de tempo de voo, conexões, etc.

 

PESQUISA DE PREÇOS E SERVIÇOS

 

  • Trip Advisor: uma base excelente para começar a pesquisar sobre hoteis, restaurantes e passeios para a sua viagem. No site você encontra reviews de todo tipo de serviço e local, mas conto o pulo do gato aqui: eu já trabalhei em uma agência de publicidade em que as empresa (hoteis, bares, etc) pagavam para que falássemos bem delas no Trip Advisor. Então depois disso, eu só confio em resenhas de perfis que tenham fotos, outras resenhas publicadas e bastante conteúdo. Perfis vazios, meio vagos, eu desconfio na hora. Não faço nenhuma reserva por lá, pesquiso somente a qualidade o que preciso e vou ao site do próprio produto.
  • Quanto Custa Viajar: uma invenção maravilhosa de 2015! Ele não é totalmente completo, mas te dá uma base incrível para começar a planejar sua viagem. Ele te dá valores médios de hospedagens e alimentação de acordo com o seu perfil de viajante – baixo custo, econômico e conforto. E ainda inclui valores de atrações e passeios mais comuns em cada cidade. Não planejo minhas viagens sem ele mais!
  • Price of travel: descobri esse site através do 360 Meridianos e amei. Ele tem várias listagens, atualizadas, de custos para cada tipo de viagem;o último post que eu conferi foi cidades da Europa para um viajante com perfil 3-estrelas – e eles listam do mais barato ao mais caro.

 

Veja também: Como comprar moeda estrangeira

 

SEGURO VIAGEM

 

  • Seguros Promo: o seguro de viagem que eu usei na nossa primeira trip. Foi o valor mais em conta, levando em consideração a duração da viagem e a quantidade de países, e ele é aceito no Tratado de Schengen.
  • World Nomads: um outro estilo de seguro, que é um pouco mais barato do que os seguros ‘normais’, para mochileiros e para viagens longas. O pulo do gato aqui é que, por ter um valor abaixo do mercado, se você precisar usá-lo efetivamente, você deve pagar uma taxa a mais para isso, em torno de U$100 a cada vez que usa.

 

TRANSPORTES INTERNOS

 

  • Rome2Rio: um site bastante útil não só dentro da Europa, mas no mundo todo. Nele você consegue ver como chegar de X à Y, de todas as formas possíveis.
  • GoEuro: outra mão na roda que eu descobri no 360 Meridianos e usei até cansar nas duas viagens à Europa. Ele te apresenta todos os meios possíveis de deslocamento entre uma cidade e outra, dando opções de trem, ônibus e avião. Você consegue comparar preços, trajetos, tempo de viagem, e decidido qual comprar, te redireciona ao site do produto ou agente de vendas.

 

 

AJUDE A MANTER O BLOG 🙂

Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? \o/

 Hospedagem: Booking.com e AirBnB
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
 Aluguel de carro sem IOF: RentCars
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Passeios e ingressos: Get Your Guide

About

Sou carioca, tenho 30 anos e junto com meu marido Leandro já visitei 24 países e mais de 101 cidades. Trabalho com produção de eventos e tenho verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *