Como é voar de Royal Air Maroc

Nossa viagem de 2018 já começou nos mostrando que seria diferente e inusitada. Já tínhamos tudo planejado, planilha pronta, só faltavam as passagens. Eis que surge uma promoção só de ida, de uma cia aérea até então desconhecida por nós. Dei um Google rápido na empresa e decidi arriscar: comprei as passagens! Então nesse post vou mostrar pra vocês como é voar de Royal Air Maroc.

Tá planejando uma viagem? Leia também: Como viajar gastando pouco

COMO É VOAR DE ROYAL AIR MAROC

No geral, gostamos bastante de voar pela empresa marroquina. O atendimento via email e call center foi ótimo, o check-in foi super fácil e rápido, o voo saiu praticamente no horário estipulado, os assentos eram super espaçosos e a comida era ótima. Foi realmente um tiro no escuro, arriscamos e confiamos na empresa e nos surpreendemos muito!

Nesse post vou detalhar como foi nossa experiência no voo Rio-Casablanca.

COMPRA, ATENDIMENTO E EMBARQUE

Como sempre, com a viagem já toda planejada eu estava de olho em todos os perfis de promoções de passagens. No dia 11 de Outubro foi anunciada a oferta de voos de ida, pela Royal Air Maroc no ViajaNet. O voo seria até algumas cidades da Espanha, somente de ida, com conexão em Casablanca e custava R$1.250 incluindo as taxas. Fiz uma pesquisa muito rápida no Google, sobre a qualidade e confiabilidade da empresa e optei por arriscar e comprar as passagens e ver como é voar de Royal Air Maroc! Quanto à volta, eu já estava guardando milhas na Smiles mesmo, então estava garantida.

Para escolher os assentos, não conseguia de jeito algum fazer isso no site do ViajaNet então enviei email ao Call Center deles e também da cia aérea. Rapidamente fui atendida e consegui, via telefone, escolher nossos assentos nos dois trechos. Todas as informações novas foram enviadas na mesma hora por email.

Fizemos o check-in 48 horas antes do dia do voo  e foi super rápido e tranquilo. No dia do embarque, chegamos com 2 horas de antecedência ao aeroporto e tivemos uma surpresa: a fila do despacho de bagagens estava imensa! Tínhamos a certeza de que não daria tempo de atender aquele mundaréu de gente à tempo do voo sair sem atrasos e ficamos super preocupados. Descobrimos que tinha alguns grupos humanitários de igreja indo pro Marrocos e imagina o trabalho de embarcar essa galera toda. Mas por sorte, conseguimos ser atendidos relativamente rápido e seguimos pra área de embarque.

Como é voar de Royal Air Maroc

 

INFRAESTRUTURA DO AVIÃO

Voamos em um Boeing 767-300. Ele tem 12 assentos na Classe Executiva e 227 na Classe Econômica. A configuração de assentos na econômica é 2-3-2, que é bastante confortável. A aeronave possui 6 banheiros e 8 saídas de emergência. As poltronas da econômica são de corino, confortáveis e tem uma reclinação boa, além de apoio retrátil para os pés. A limpeza do avião poderia ser melhor, admito, mas nada me incomodou muito a ponto de reclamar.

Como é voar de Royal Air Maroc

Ficamos bastante surpresos e felizes ao ver o espaço entre os assentos – meu marido tem 1,92m de altura e sempre tem problemas com o espaço limitado, as pernas dele quase sempre ficam apertadinhas na cadeira da frente. Então quando sentamos e sentimos o espaço, bateu aquela tranquilidade! Pelo que a companhia diz, o espaço entre as poltronas mede aproximadamente 80 centímetros (30-32 polegadas), o que foi mais que suficiente pra nós!

Como é voar de Royal Air Maroc

 

ENTRETENIMENTO

Todos os assentos na econômica contam com uma tela de 9 polegadas que possui até 150 títulos, entre eles filmes, séries, documentários, etc. Também disponibiliza a leitura do Alcorão, 20 jogos de vídeo game e músicas variadas, desde árabes, marroquinas, clássicas e atuais.

Como é voar de Royal Air Maroc

A seleção de filmes era um tanto esquisita, eu diria…rs. Tinham alguns lançamentos, mas a maioria eram filmes mais antigos e diferentes. Muitos filmes de Bollywood e árabes! Não há Wi-fi à bordo, mas existem entradas USB nos assentos para carregar o celular.

Como é voar de Royal Air Maroc

 

AMENITIES E SERVIÇO DE BORDO

Na classe econômica, assim que entramos no avião, vimos em cada assento um cobertor (que era bem quentinho!) e fones de ouvido em um saquinho.

Como é voar de Royal Air Maroc

Recebemos também uma mini nécessaire tipo ziplock com meias e máscara de olhos, que foi bastante útil!

Nos voos noturnos, com foi o caso do nosso, são servidos jantar e café da manhã e posso dizer que me surpreendi com a qualidade da comida. Fiquei um pouco receosa de só ter comidas muito diferentes, pela companhia ser marroquina, mas estava tudo muito gostoso e variado. No jantar tivemos pão francês com manteiga e queijo tipo polenguinho, salada de macarrão com vegetais; o prato principal foi arroz, frango grelhado e espinafre/couve bem temperadinha. De sobremesa, iogurte grego e pudim tipo quindim (única coisa que não curti!).

Como é voar de Royal Air Maroc

Para o café da manhã, tivemos iogurte novamente, um muffin com gotas de chocolate e dois sanduíches, com dois tipos de queijos e tomate. Para beber, nos foi oferecido café, sucos e chá.

Sendo sincera, como sempre, o atendimento dos comissários não foi lá essas coisas. A maioria da tripulação era composta de homens, pelo que me lembro havia apenas uma mulher; os comissários eram sisudos, bastante sérios e até cheguei a ver um um pouco estressado com outro passageiro, mas nada alarmante. Não fomos mal tratados, de modo algum, mas o atendimento foi no limite do cordial…rs

CONCLUSÃO

Em resumo, nossa experiência de como é voar de Royal Air Maroc foi bastante positiva! O voo foi pontual, o avião era muito confortável, a conexão em Casablanca foi rápida e tranquila e nossas malas chegarem em segurança conosco em Valência. Com certeza repetiria essa experiência, o custo-benefício foi excelente!

 

 

AJUDE A MANTER O BLOG 🙂

Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? \o/

 Hospedagem: Booking.com e AirBnB
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
 Aluguel de carro sem IOF: RentCars
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Passeios e ingressos: Get Your Guide

About

Sou carioca, tenho 32 anos e junto com meu marido Leandro já visitei 24 países e mais de 120 cidades. Trabalho com produção de eventos e tenho verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

You may also like

10 comentários

  • Olá, tbm estou indo para Valência voando pela RAM… Meu maior medo e a escala, apenas 1 hora…. Com vc como foi? Era escala ráida tbm? E quando saímos do avião, muita burocracia pra poder pegar o outro voo??

    • Oi Yuri!

      A nossa escala foi de mais algumas horas, acho que em torno de 3h, mas a imigração foi super tranquila e nada demorada! Ficamos muito mais tempo à toa, esperando o voo, do que nos trâmites da cia aérea! 🙂

  • Oi Roberta, acabei de comprar um pacote com voo da Royal Air Maroc para Barcelona, Estava apreensiva porque já li bastante coisa ruim. Mas já fechei o pacote e não ha mais volta ( oremos) Farei conexao de 03 horas em Casablanca e por isso chego em Barcelona as 17:20 . Já li sobre atrasos e fiquei tensa.

    • Oi Marta, tudo bom?
      Então, nosso voo não teve nem um minutinho de atraso – incrivelmente, não sei como! hehe
      Fizemos conexão de 2 horas e pouquinho em Casablanca e ficamos no aeroporto mesmo; não precisamos pegar as malas – elas foram direto. Não tivemos nenhum problema nesse voo e tenho lido bastante coisa legal sobre a RAM =)

  • Obrigada pela resenha, comprei passagem para Barcelona para julho. Lendo os comentários em alguns sites fiquei apreensiva, você me tranquilizou bastante.

      • Boa tarde, Roberta!!
        Irei ao Marrocos por essa companhia saindo do Rio de Janeiro.
        Excelente e tranquilizador seu relato mas tenho uma dúvida.
        Os filmes disponibilizados são apenas em língua estrangeira ou existe filmes legendados em português?
        Não consigo dormir e esse recurso sempre me ajuda com o tempo na viagem.
        Parabéns e obrigado!!
        Cilene Olinda

        • Oi Cilene, tudo bom?
          Então, eu não vejo filmes legendados, então não lembro se tinha em português! Mas acredito que tenha sim. Uma outra dica que eu te dou é fazer download de alguns filmes e séries no Netflix do seu celular =]
          Muito obrigada, viu?

  • Obrigada pela resenha Roberta! Reservamos passagens para Portugal em outubro, no momento da reserva foi nos pedido apenas o número do CPF, como vocês também foi assim? Se sim, em qual momento você informou o passaporte. Estava um pouco apreensiva com a companhia e por minha parada em Casablanca ser de uma hora e pouquinho, tomara que também não haja atrasos. Desde já agradeço.

    • Oi Jaqueline! Obrigada pelas palavras =]

      Na hora da reserva colocamos poucos dados também – fizemos pelo ViajaNet. Após isso, quando fomos fazer o check-in pelo telefone, aí sim demos outros dados! E em relação à parada, fique tranquila, se der qualquer problema a cia aérea te ajudará 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *