Como é voar de balão na Capadócia

Não tenho uma memória clara nem datada de quando voar de balão se tornou um sonho na minha vida. Só sei que desde que me entendo ‘por gente’ esse era um dos maiores desejos que eu carregava comigo. Em 2011 eu e Leandro começamos a planejar nossa viagem no eixo Egito-Turquia-Grécia mas tivemos que abortar o plano por conta das confusões no Oriente Médio. Então, 2018 chegou e trouxe com ele uma das melhores experiências da minha vida: vem comigo que eu te mostro como é voar de balão na Capadócia!

COMO É VOAR DE BALÃO NA CAPADÓCIA

Ficamos baseados em Göreme, uma cidadezinha super fofa e que centraliza todos os passeios pela Capadócia. Existem inúmeras empresas que fazem esse passeio, é até um tanto confuso escolher com qual delas fazer. Os valores também variam muito de empresa para empresa, e também dependem do tamanho da ‘cestinha’ e duração do passeio. Vimos preços que iam desde €70 até €300.

Quando fechamos nosso hotel pelo Booking, recebemos na mensagem de boas vindas a informação de que eles agendavam os tours pela região e também o passeio de balão, pelo valor de €75. A diferença dos preços se deve à capacidade da cesta – os mais baratos costumam ter mais pessoas, em torno de 16-28, e os mais caros são mais ‘confortáveis’, com 8-12 pessoas, chegando até a ser oferecidos passeios privados. Descobrimos também que os passeios privados tem uma duração um pouco maior – enquanto o tour standard dura em média de 45 minutos a 1 hora, o tour deluxe pode chegar até 1h30.

Como é voar de balão na Capadócia

Acabamos fechando o passeio meio às cegas com nosso hotel, eles informaram que 3 empresas poderiam fazer o nosso passeio – Universal Balloons, Rainbow BalloonsCihangiroglu Balloons, todas pelo mesmo valor informado no email – €75. Achamos um valor muito bom, considerando que se você entrar no site dessas empresas verá que os valores são muito mais altos! Acredito que por ser baixa temporada – estivemos na Turquia em Janeiro de 2018 – e ter menos pessoas querendo fazer os passeios, as empresas se juntam e fazem valores melhores! Sorte a nossa \o/

Por conta do tempo, nosso voo foi cancelado 3 vezes, quase uma quarta! Imagina meu coração e a minha cabeça com estavam! hahahaha
Se a região tem muito vento – ou pouquíssimo – ou está muito frio, os voos são cancelados automaticamente. Até pouco tempo atrás cada empresa decidia por si só, mas após um acidente com um dos balões, foi criado um órgão regulamentador, que autoriza ou não as saídas diariamente.

Como é voar de balão na Capadócia

Por isso aqui vai a primeira dica: reserve pelo menos 3 diárias na Capadócia se seu sonho é mesmo voar de balão por lá. Com isso, você terá mais chances de tentar a sorte no amanhecer e conseguir fazer seu voo!

Os voos são realizados normalmente pela manhã cedinho, para que você possa assistir ao nascer do sol lá de cima, admirando a paisagem. No nosso primeiro dia lá os voos nem foram programados, foram cancelados na noite anterior mesmo; no segundo dia chegamos a ir cedinho até o campo onde os balões são inflados, mas nada de voo – bandeira vermelha, como eles falam. No terceiro dia fomos novamente ao campo pela manhã, e de novo – nada de voo. Aí minhas esperanças foram por água abaixo…me controlava para não chorar!

Nesse dia tínhamos programado fazer o tour verde pela região, e o guia nos informou que se as condições melhorassem ao longo do dia, iriam nos avisar e voltaríamos rapidinho para o campo. E qual não foi minha surpresa LINDA quando o guia interrompeu o passeio pela metade, dizendo que os balões iriam levantar voo às 15h! 😀 😀 😀

Como é voar de balão na Capadócia

E lá fomos nós dois e mais uma penca de turistas, todos com as carinhas felizes, ansiosas e nervosas – finalmente iríamos voar! Chegamos ao campo e já avistamos dezenas de balões sendo inflados – eles começam utilizando ventiladores super potentes e quando o negócio “pega no tranco” eles usam também lufadas de ar quente com fogo pra agilizar o processo. Em teoria tínhamos direito à um café “da manhã” – que à essa altura já era tarde! – mas quem ligava pra comida?! Todo mundo queria era voar!

Não consigo descrever muito bem em palavras qual foi a minha reação quando vi o primeiro balão levantando voo. Escrevendo esse post me dá arrepios só de lembrar, uma das sensações mais loucas da vida – alegria, misturada com ansiedade, bagunçada com euforia! FINALMENTE EU IA VOAR DE BALÃO NA CAPADÓCIA!!!! 😀 😀 😀

Veja também: Gastronomia turca: 10 comidas que você precisa experimentar!

Todos aquelas revistas, guias de turismo, blogs que eu li não me prepararam para a emoção que era estar ali, naquele momento, com aquele céu lindo e azul se abrindo pra gente, vendo balões coloridos, estampados levantando voo! Na hora de subir na cestinha, eu afobada que sou, cometi um errinho que deixo como dica aqui também – não tenha pressa de entrar no cesto. Se você entrar por último, irá garantir um espaço na ponta da cesta, já que os guias e instrutores vão “empurrando” os passageiros que entram primeiro para o centro da cesta.

Como é voar de balão na Capadócia

Mas no final das contas, a galera era tão gente boa e tava tão feliz de estar finalmente voando, que até rolou troca de lugares pra todo mundo poder garantir suas fotos de vários ângulos! Todo mundo à bordo, o guia passa as instruções – tomar cuidado com as coisas que ficam para fora da cesta, não se assustar com o barulho do fogo que sai logo acima das nossas cabeças, não se mexer bruscamente, e na hora do pouso, ter calma e ao comando dele, agachar com as mãos na cabeça.

Realmente é uma sensação indescritível estar lá em cima, naquela imensidão e naquela paisagem maravilhosa que é a Capadócia. O lugar tem uma geografia incrível, e ver isso de longe foi maravilhoso – estávamos a 6.000 pés (ou 1.830km) de altura! Olha a imagem abaixo, que loucura! Consegue ver o tamaninho das casinhas lá embaixo? 😀

A experiência toda é muito legal – você nem sente a cestinha levantando voo e nem fica tonto. É tudo muito suave, muito tranquilo e mágico. Fica todo mundo num êxtase tão grande que o silêncio só é interrompido pelo barulho da lufada de fogo que é jogada pra dentro do balão, de vez em quando.

Como é voar de balão na Capadócia

É realmente mágico ver o céu pululando de balões, colorindo a paisagem tão árida e monocromática da Capadócia!

Na tarde em que voamos contamos em torno de 60-70 balões no céu àquela hora; o instrutor disse que na alta temporada o número pode mais que dobrar!

Admito – quando vi o tamanho da cesta e a quantidade de pessoas que iriam subir, fiquei um pouco apreensiva, mas no final das contas, o voo foi super tranquilo. Ficamos agarradinhos à cesta, com a visão livre, sem estarmos muito apertados e ainda pudemos, ao longo do percurso, trocar de lugar com um casal para poder ver a paisagem de outro ângulo.

Como é voar de balão na Capadócia

Na hora do pouso, fomos descendo gradativamente até ficar bem pertinho da superfície – inclusive deu até medo de bater em alguma coisa! Conseguimos aterrissar na terceira tentativa – o finalzinho de tarde tinha bastante vento, e nosso instrutor não estava conseguindo combinar a chegada do balão com a superfície ideal e a equipe de terra preparada. O balão é “resgatado” pela equipe em terra, que leva os carros até um local seguro para o pouso. Todo mundo seguiu as instruções – abaixados, com joelhos dobrados, com as mãos na cabeça – e rindo de nervoso! hahahahaha

Olha minha cara de criança-feliz-emocionada recebendo a medalha de participação 😀

As pessoas que fizeram o voo com a Rainbow Balloons (que na verdade era todo mundo no mesmo “barco”) ganharam um “certificado de voo” mas confesso – achei nossa medalhinha muito mais maneira!

Como é voar de balão na Capadócia

Medalhas e certificados recebidos, era a hora do brinde! Todo mundo feliz, alguns ainda dando pulinhos de felicidade – tipo eu! hahahaha

Como o voo saiu um valor abaixo do esperado e nós apreciamos todo o suporte da empresa – desde tentar marcar o voo diversas vezes, a tentativa de fazer o voo até fora do horário comum e toda a assistência durante e depois do voo, nós deixamos uma gorjetinha ali na “Tip Box” – algo em torno de 20 TL por pessoa (uns R$18).

Essa foi a nossa experiência de como é voar de balão na Capadócia! Foi a realização de um sonho, anos e anos só vendo fotos, vídeos e finalmente era eu lá, sobrevoando um dos lugares mais incríveis do mundo! Até Leandro, que não tinha muita expectativa nesse passeio, achou maravilhoso e adorou!

AJUDE A MANTER O BLOG 🙂

Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? \o/

Hospedagem: Booking.com e AirBnB
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
 Aluguel de carro sem IOF: RentCars
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Passeios e ingressos: Get Your Guide

About

Sou carioca, tenho 30 anos e junto com meu marido Leandro já visitei 24 países e mais de 101 cidades. Trabalho com produção de eventos e tenho verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!