Comida grega: não deixe de experimentar!

Que a Grécia é um destino de paisagens incríveis e cultura inesgotável todos já sabemos, mas você imaginaria que seria um dos países com a comida mais gostosa que existe – na nossa opinião? Para nossa grande surpresa, a comida grega é absurdamente deliciosa, super bem preparada e super colorida, repleta de sabores e temperos.

Vem ver nesse post os 6 pratos da culinária grega que você não pode deixar de experimentar!

COMIDA GREGA: 6 PRATOS QUE VOCÊ PRECISA PROVAR!

GYROS

comida grega

Começamos nossa lista com o prato mais famoso, que você pode conhecer de outros países da Europa ou até mesmo do Brasil – o “churrasquinho grego“.

É um sanduíche feito de pão pita, que pode ter carne bovina, de frango ou de cordeiro retirada daqueles espetos enormes que ficam assando o dia todo. Além da carne, o prato é servido com cebola, tomate, alface e batata frita – e quase sempre, com molho de iogurte. Além de ser delicioso, é super baratinho e você encontra praticamente em todos os lugares na Grécia – desde restaurantes à barraquinhas de comida de rua!

SOUVLAKI

comida grega

Uma opção que parecerá super familiar aos brasileiros: o souvlaki nada mais é que espetinho de carne servido com pão pita e batatas. No nosso caso, pedimos com batatas soufflè, aquelas que são macias por dentro e crocantes por fora.

É um prato bastante típico do país, achamos essa opção diversas vezes nos menus de almoço e aproveitamos e repetimos a dose – com certeza foi uma das nossas opções preferidas da comida grega!

Chip de Viagem

IOGURTE GREGO

comida grega

Não conseguimos falar dessa delícia sem fazer aquela piadinha infame – qual o nome do iogurte grego na Grécia? Apenas iogurte! 😀

A verdade é que o iogurte grego é sim diferente dos que estamos acostumados no Brasil – inclusive dos que se dizem ‘gregos’. Ele tem uma textura mais cremosa, mais consistente e um sabor mais azedinho, uma delícia! Comemos todo dia, de colherada, no café da manhã, acompanhado de mel – dá até água na boca só de pensar!

Veja também: Onde comer bem e barato em Madrid

SALADA GREGA

comida grega

Outro prato que passa pela piadinha, a salada tradicional grega é uma opção deliciosa e super leve de entrada – ou até mesmo de prato principal, se for em uma porção maior.

A receita original leva azeitona, tomate, pepino, queijo feta (e aqui mora o segredinho de ser uma autêntica e boa salada grega) e o molho – que muitas vezes pode ser de iogurte. Leandro adorou e comeu diversas vezes na nossa estadia na Grécia!

GEMISTA

comida grega

Um dos pratos que eu, Roberta, mais me surpreendi e me apaixonei da comida grega: gemista, ou então yemista.

Gemista, em grego, significa recheado e nada mais justo esse nome para o que é a iguaria: pimentões ou tomates recheados, normalmente com arroz com vários temperinhos e azeite. Uma delíííícia, já até fiz aqui no Brasil depois de voltar de viagem!

PORTOKALOPITA

comida grega

De sobremesa, em alguns restaurante, recebíamos essa fofura em forma de doce chamada portokalopita – que nada mais é que um bolinho leve de laranja.

Como já dizia o pai da Tula, em ‘Casamento Grego’, quase todas as palavras vem do grego e nessa não seria diferente – portokáli significa laranja ou cor de laranja.

Ficou com água na boca só de ler esse post e tá planejando sua viagem à Grécia? Que tal aproveitar e fazer uma aula de culinária grega? =]

 

AJUDE A MANTER O BLOG 🙂

Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? o/

 Hospedagem: R$50 de crédito no Booking.com e R$130 de crédito no AirBnB
Seguro Viagem: 5% de desconto no Seguros Promo e Real Seguro
 Aluguel de carro sem IOF: RentCars
 Chip internacional 4G ilimitado: EasySim4u
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Passeios e ingressos: Get Your Guide

About

Sou carioca, tenho 32 anos e junto com meu marido Leandro já visitei 24 países e mais de 120 cidades. Trabalho com produção de eventos e tenho verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

You may also like

2 comentários

  • Estou indo para Grécia semana que vem.
    Minha primeira viagem internacional, esse artigo vai me ser útil.
    sou fresco com comida, mas parece tudo tão bom. não me atraem coisas exóticas ha ha..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *