9 coisas para fazer de graça em Budapeste

Budapeste é uma cidade maravilhosa e linda demais! Passamos os últimos dias de 2016 e os primeiros de 2017 lá e foram dias de imersão em cultura, passeios a pé e muita comida boa! A cidade toda é um convite para um passeio sem compromisso, sem comprar entradas, então nesse post vou enumerar as 9 coisas para fazer de graça em Budapeste!

Dividida pelo Danúbio em dois lados, o lado Peste e o lado Buda,  a cidade foi fundada em 1873 com a fusão das cidades de Buda e Ôbuda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda. É uma cidade que se divide entre o antigo, com ares ainda imperiais – legado da era Habsburgo – e entre o novo – por onde se anda é possível ver muitos restaurantes, bares, cafés, clubes, cheio de gente jovem e animada!

9 COISAS PARA FAZER DE GRAÇA EM BUDAPESTE

Tem alguns dias pra curtir a cidade mas o orçamento tá apertado? Vem com a gente, Budapeste é uma cidade maravilhosa por si só e guarda muitas surpresas que podem ser descobertas gastando apenas a sola do sapato!

ADMIRAR O PARLAMENTO HÚNGARO

9 coisas para fazer de graça em Budapeste

Não tem como pensar em Budapeste e não pensar no grandioso prédio do Parlamento Húngaro, né? A entrada dele é paga, mas só admirar a construção neogótica por fora já é maravilhoso. Principalmente do lado Buda, de onde você consegue a visão completa e panorâmica do Parlamento, em conjunto com o Danúbio!

DESCOBRIR A COLINA DE BUDA

9 coisas para fazer de graça em Budapeste

Se você for um pouquinho preguiçoso, acabará subindo a Colina de Buda de funicular. Mas se quiser, o passeio a pé é super válido e prazeroso se for num dia fresquinho! Lá em cima você vai encontrar tanta coisa linda, que a subida vai ter super valido a pena! Um dos meus lugares preferidos na Colina é o Bastião dos Pescadores, um monumento que homenageia os Magiares que fundaram a cidade no século XIX. Além do Bastião, na Colina você também vai encontrar o Palácio Real e a Cidade Velha, com a linda Igreja de Mátyás, de inspiração neogótica. Aproveite para passear também pela Rua dos Lordes, com casas de origem medieval onde viveram aristocratas e mercadores., uma delícia!

PASSEAR PELO PARQUE DA CIDADE

9 coisas para fazer de graça em Budapeste

Mesmo em Janeiro, com um friozinho considerável, passear sem rumo no Parque da Cidade, ou Városliget, foi uma delícia! O laguinho estava congelado e algumas pessoas se aventuravam a andar sobre o gelo, mas nós preferimos entrar no parque e descobrir as construções lindas com cara de Transilvânia que tem lá! Construído no final do século XIX e inaugurado em 1896, pela celebração do Milênio (1000 anos passados da conquista dos Magiares), definitivamente ele merece uma visita: a Capela Ják, de inspiração medieval, a fachada barroca do museu da agricultura e o maior banho termal da Europa, de inspiração neobarroca – a Szechényi Baths.

APROVEITAR O MERCADO MUNICIPAL

9 coisas para fazer de graça em Budapeste

Mais conhecido como Great Market Hall, é um deleite pra quem gosta de produtos locais. Entrar nele é de graça, e admirar sua construção também, mas será impossível sair de lá sem algum souvenir, artesanato local ou comidinha típica! É o maior e mais antigo mercado da cidade e os moradores realmente o frequentam para suas compras no dia-a-dia, então é um programa super local!

Ver mais: Onde se hospedar em Budapeste

ATRAVESSAR AS VÁRIAS PONTES

9 coisas para fazer de graça em Budapeste

Impossível não Budapeste associar Budapeste às suas várias pontes! A mais icônica delas, sem dúvida, é a Ponte das Correntes ou Széchenyi lánchíd, essa da foto, que fica bem em frente ao funicular da Colina de Buda; ela foi a primeira ponte a conectar o lado Peste ao lado Buda. Desde sua inauguração em 1849 a ponte representa vários aspectos das mudanças da época como a modernização e a democratização. Como ela foi o resultado de investimentos privados, até os nobres e ricos deveriam pagar para atravessá-la. Vale a pena passear pelas pontes durante o dia e ver o brilho delas também à noite, em especial a Ponte da Liberdade ou Szabadság híd!

SE APAIXONAR PELA PRAÇA DOS HEROIS

9 coisas para fazer de graça em Budapeste

Um dos meus lugares favoritos na cidade, a icônica Praça dos Herois, ou Hősök tere! Ela fica ao final da Avenida Andrássy, um grandioso monumento construído na época de ouro da Hungria, em 1896. Temos nela várias estátuas de santos e imperadores do país, e ao centro os sete Magiares fundadores da cidade, com o arcanjo Gabriel no topo do obelisco. Ela fica pertinho do Parque da cidade, então dá pra aproveitar os dois numa tacada só!

REFLETIR ÀS MARGENS DO DANÚBIO

9 coisas para fazer de graça em Budapeste

Um capítulo triste da história de Budapeste, a Segunda Guerra Mundial foi muito significativa para o país. Enquanto passeia pelo Danúbio, perto do Parlamento, você poderá avistar esculturas de sapatos em metal à margem do Rio. As esculturas representam os sapatos deixados para trás na margem do rio, uma vez que os judeus foram obrigados a se despir e tirar os sapatos antes de serem fuzilados pelas costas à beira do Danúbio, seus corpos caíram no rio e foram levados pela correnteza. A justificativa para esta ação era de que os corpos dos judeus deveriam ser “lavados” após a morte. É um momento de reflexão, um momento em que a gente compreende o quão irracional o ser humano pode ser, e o que não pode ser repetido nunca mais.

FAZER UM FREE WALKING TOUR

9 coisas para fazer de graça em Budapeste

Essa dica aqui vale para qualquer cidade que você for visitar! Recomendo sempre, no primeiro dia cheio que você tiver num lugar novo, fazer o Free Walking Tour da cidade, pra poder conhecer melhor sua história, detalhes e pequenas curiosidades. Normalmente eles duram entre 2 e 3 horas e no final, se curtiu o tour, você pode contribuir com a quantia que quiser/puder. O guia costuma ser uma pessoa local, que além de saber fatos históricos vai te contar também curiosidades, anedotas e fatos engraçados da cidade.

TER UMA VISTA INCRÍVEL NA COLINA GELLÉRT

9 coisas para fazer de graça em Budapeste

Para ter essa vista maravilhosa da cidade, suba à Colina Gellért, com um dos ônibus locais – custam menos de R$1! Visite a Igreja da Gruta, admire a estátua de St Gellért, o bispo mártir padroeiro da cidade, e termine no Monumento da Libertação: uma enorme estátua de uma mulher segurando uma folha de palma, que marca o ponto mais alto da cidade. É daqui que você terá a vista mais incrível de Budapeste e dos seus palácios, museus, teatros e igrejas. Em especial ao por do sol, é uma lindeza que só!

 

E aí, curtiu nossas dicas com 9 coisas para fazer de graça em Budapeste? Pensou em mais alguma? Conta pra gente!

 

 

AJUDE A MANTER O BLOG 🙂

Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? \o/

 Hospedagem: Booking.com e AirBnB
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
 Aluguel de carro sem IOF: RentCars
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Passeios e ingressos: Get Your Guide

About

Sou carioca, tenho 32 anos e junto com meu marido Leandro já visitei 24 países e mais de 120 cidades. Trabalho com produção de eventos e tenho verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *