5 cidades para conhecer na Holanda

É quase impossível falar da Holanda sem citar o charme de Amsterdam. Para a maioria dos turistas, a cidade dos canais fica com a fama dos Países Baixos, reinando absoluta como a cidade mais visitada da Holanda. O que pouca gente sabe é que existem incríveis outras 5 cidades para conhecer na Holanda que também merecem uma visita!

Mas como sair do óbvio é o nosso negócio, decidimos pesquisar um pouco mais e descobrir o que mais a Holanda tem para oferecer. O resultado foi uma road trip de 10 dias pelos Países Baixos, na qual descobrimos que Amsterdam é apenas o topo do iceberg de belezas da Holanda!

 

Nós aqui do blog estivemos apenas em Amsterdam, então pedimos para a Klécia, que escreve no Fui Ser Viajante desde 2016, para dar mais dicas de cidades incríveis no país! Corre lá no blog dela pra ler muita coisa bacana! 🙂

 

Um país cheio de belezas, que vão desde pequenas vilas de pescadores até cidades modernas e futuristas. Opções para todo tipo de viajante e bolso.

Pra ficar ainda melhor, a Holanda é um país bem pequeno, o que deixa muito mais fácil percorrer suas distâncias de trem ou de carro. Tivemos muita sorte por ter tido a chance de conhecer lugares tão lindos na Holanda, que nem sempre passam pela atenção dos turistas que visitam o país.

Esse estilo de viagem (com menos pressa e sem medo de sair do circuito turístico tradicional) fez toda diferença para que a gente pudesse descobrir lugares encantadores da Holanda e curtir muito melhor cada região, no nosso tempo.

TOP 5 CIDADES PARA CONHECER NA HOLANDA

Com base nas experiências que vivemos nessa viagem, selecionamos 5 cidades na Holanda que valem a pena conhecer, seja para um bate e volta ou uma temporada.

Prometemos te apresentar cidades lindas e ainda assim deixar Amsterdam de fora do roteiro! 😀

DELFT: A CIDADE DA PORCELANA AZUL

5 cidades para conhecer na Holanda

Delft foi a primeira cidade que conheci no interior da Holanda, e posso dizer que foi meu primeiro grande amor no país

Visitar Delft é ter um outro olhar sobre a Holanda. Os contrates com Amsterdam estão por toda parte. Os charmosos canais cortam as duas cidades, mas Delft tem ruas pacatas, roupas tradicionais pelas vitrines e até um moinho de vento!

Com tantos lugares encantadores e despretensiosos, passear pelas ruas, vagar sem rumo é a principal recomendação para Delft. Prometo que você vai se surpreender aqui e ali com belos cenários e muita poesia. Talvez por isso seja tão fácil amar essa pequena cidade!

Delft ficou famosa por causa da sua relação com a família real holandesa, já que os sepultamentos reais tradicionalmente eram realizados ali. Mas também por conta da Delft Blue, a tradicional porcelana azul que fez a cidade muito rica durante a Idade Média. 

5 cidades para conhecer na Holanda

Os anos passaram e hoje restam poucos produtores de porcelana na cidade. Mas ainda é possível visitar uma fábrica tradicional e até participar de oficinas para produzir sua própria porcelana azul. Se você não fizer muito o estilo artesanato, pode admirar as porcelanas que decoram as vitrines da praça principal. Vai ser como uma viagem no tempo!

Outro destaque de Delft é Johannes Vermeer, o filho mais ilustre da cidade. Você sabia que o quadro mais famoso do artista, A Menina com Brinco de Pérola, foi pintado ali em Delft? Há um centro cultural na cidade (Centro Vermeer) onde você pode descobrir mais sobre a vida do pintor e até apreciar réplicas de seus quadros mais famosos.

Ah, e não deixe de visitar as duas igrejas de Delft. A Oude Kerk (igreja velha) e a Nieuwe Kerk (igreja nova) são muito bonitas e merecem uma visita. Na Nieuwe Kerk, não deixe de subir a torre e apreciar a vista da cidade. Se for sábado, aproveite a deliciosa feira de rua que vai estar rolando bem em frente, na Markt, a praça principal de Delft.

Leia também: Delft em um dia: explorando o melhor da cidade

VOLENDAM: O ENCANTO DA VILA DE PESCADORES

5 cidades para conhecer na Holanda

Em Volendam, a vida pacata de uma vila de pescadores é o maior destaque. Essa cidade holandesa é mais uma que dispensa os roteiros prontos. Volendam é bem pequena e a maior parte do movimento se concentra na área do porto, às margens do Lago Issel. É ali que você vai encontrar os restaurantes, lojinhas e barracas de rua especializadas em frutos do mar.

Pra ser bem sincera, você pode explorar Volendam em metade de um dia. Mas duvido que você vai ter qualquer pressa de ir embora depois de conhecer os encantos da vila. É verdade que provavelmente você vai encontrar por lá mais turistas do que seria o ideal quando falamos de cidades apaixonantes e (quase) secretas para conhecer na Holanda. 

Faz um tempo que a vila de Volendam foi descoberta pelos turistas, por isso principalmente a rua do porto costuma estar sempre bem movimentada. Mas quem disse que você precisar parar por ali?

5 cidades para conhecer na Holanda

Saia de casa munido do seu espírito explorador, e ande, ande e ande por Volendam! Descubra os encantos das pequenas ruas, passeie com tranquilidade pelo quebra-mar. Poucos turistas se arriscam até ali e você vai ter uma das melhores vistas da cidade!

E não vá embora sem provar as especialidades gastronômicas de Volendam. A dica é experimentar o kibbeling, o prato mais tradicional de Volendam. Eu até hoje tenho saudades desse petisco de peixe empanado servido com um molho tártaro dos deuses.

Quer o endereço para provar a iguaria? Não precisa de estrelas Michelin, nem gastar uma fortuna. O kibbeling é servido nas melhores barracas de rua de Volendam, por um precinho que cabe no seu bolso! Que tal provar acompanhado de calamaris, deliciosos anéis de lula empanados à moda de Volendam? Deu até água na boca por aqui!

Leia também: Volendam, a vila de pescadores mais charmosa da Holanda

ALKMAAR: O PARAÍSO DOS AMANTES DE QUEIJO

5 cidades para conhecer na Holanda

Nem só de flores vive a Holanda. E se você adora queijos e está viajando por lá entre os meses de abril e setembro, precisa reservar uma manhã de sexta-feira do seu roteiro para visitar Alkmaar.

Somente nessa época do ano é possível ver acontecendo o maior evento de Alkmaar: o grande mercado de queijos, que toma conta da praça principal da cidade desde 1365.

É uma coisa linda de ver (e provar). Toda uma encenação é montada para representar a pesagem dos queijos na balança da praça (que era a única da cidade) e o controle de qualidade dos queijos, igual era feito lá atrás, no começo do mercado nos anos medievais.

5 cidades para conhecer na Holanda

Os carregadores de queijo e seu andar quase cenográfico, as meninas vestidas com roupas tradicionais distribuindo flores, as músicas: tudo uma enorme festa nos dias de mercado em Alkmaar. Ao redor da praça, barracas de delícias fazem a festa dos turistas. Prove uma porção de poffertjes, uma deliciosa mini-panqueca que eles me contaram que é para as crianças, mas que eu amei muito! hahah

Depois de meio-dia, o mercado começa a ser desmontado, mas nem por isso Alkmaar perde seu encanto. Aí chega a hora de explorar a cidade além da praça central, aproveitando a arquitetura e o aconchego de mais uma cidade incrível no interior da Holanda.

Leia também: Mercado de queijos de Alkmaar: tradição e delícias na Holanda

ROTTERDAM: UM LADO MAIS MODERNO DA HOLANDA

5 cidades para conhecer na Holanda

Cidades pequenas e super tradicionais são lindas, nunca perdem o encanto. Mas para ter um gostinho diferente da Holanda, a dica é ir até Rotterdam, a cidade mais moderna da Holanda.

Rotterdam precisou se reconstruir depois da Segunda Guerra Mundial, então desde a Estação Central da cidade, passando pelas casas-cubo amarelas e terminando no Mercado Municipal: tudo é um monumento à modernidade, ao design e à arquitetura. 

5 cidades para conhecer na Holanda

Ao mesmo tempo, tudo isso coexiste com construções históricas que resistiram aos bombardeios e compõe o cenário plural e inclusivo de Rotterdam.

As dicas para curtir a cidade é não perder os pontos turísticos principais: atravessar a linda Ponte Erasmus, subir para curtir a vista da moderníssima Euromast, passear por dentro do pavilhão das casas cubo e terminar o roteiro no De Markthal, o mercado de cidade mais moderno que já visitei. A arquitetura é inesquecível e surpreendente, e as opções gastronômicas de lá são nada menos que fantásticas.

Leia também: Rotterdam na Holanda: 10 atrações que não podem faltar no seu roteiro

HAIA: MILHA CIDADE FAVORITA NA HOLANDA

5 cidades para conhecer na Holanda

Deixei por último a minha cidade favorita na Holanda. Isso mesmo, não é Amsterdam! Haia, The Hague, Den Haag – são vários nomes para falar da mesma cidade encantadora!

Haia é a terceira cidade mais populosa do país, sede do governo e da monarquia na Holanda. A cidade é linda e cheia de museus interessantes (incluindo o Mauritshuis, um dos museus mais importantes do país e onde está o famoso quadro A Menina com Brinco de Pérola). 

Bem ali ao lado fica o Binnenhof, um conjunto de prédios medievais usado até hoje pelos órgãos governamentais da Holanda. Outro destaque é o lago Hofvijver, parada obrigatória para fotos, tanto de dia quanto de noite.

5 cidades para conhecer na Holanda

Você ainda pode fazer um passeio para ver a beleza do Palácio Real holandês, enquanto admira as vitrines super glamurosas da rua Noordeinde.

Mas não acaba por aí: Haia tem muitos points para amantes de cerveja (é Holanda, né gente?), tem praia, tem Palácio da Paz da ONU, Parque de Miniaturas para a criançada e muito mais. Essa é Haia, a cidade que ganhou meu coração na Holanda!

Leia também: O que fazer em Haia, na Holanda

CONHECENDO O MELHOR DA HOLANDA

Claro que muitas cidades lindas do país ficaram de fora dessa lista. Mas quis sair do óbvio na hora de montar essa a lista de 5 cidades para conhecer na Holanda, para mostrar cidades que nem sempre entram nos roteiros.

Você pode explorar a Holanda facilmente de trem (o sistema ferroviário funciona muito bem no país), ou de carro, como a gente fez. A grande vantagem do carro é a liberdade de explorar ainda mais cantinhos secretos e ter flexibilidade de horários.

De toda forma, ir além de Amsterdam ao visitar a Holanda é nossa maior dica. Amsterdam é linda, mas vai por mim: os Países Baixos tem muitas outras belezas que você precisa conhecer!

Veja aqui no blog 5 bate e voltas à partir de Florença

 

AJUDE A MANTER O BLOG 🙂

Fazendo suas reservas através dos parceiros do blog você nos incentiva a continuar produzindo um conteúdo bacana, de qualidade e gratuito cada vez mais atualizado, sem ter qualquer custo extra por isso! Então, bora reservar? o/

 Hospedagem: R$50 de crédito no Booking.com e R$130 de crédito no AirBnB
Seguro Viagem: 5% de desconto no Seguros Promo e Real Seguro
 Aluguel de carro sem IOF: RentCars
 Chip internacional 4G ilimitado: EasySim4u
 Passagens aéreas baratas: Passagens Promo
 Passeios e ingressos: Get Your Guide

About

Sou carioca, tenho 32 anos e junto com meu marido Leandro já visitei 24 países e mais de 120 cidades. Trabalho com produção de eventos e tenho verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

You may also like

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *